tce 2Numa solenidade marcada por vários momentos de emoção, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) condecorou com a Medalha Jorge Calmon, na tarde desta terça-feira (dia 10), a personalidades que, de alguma forma, ao longo de sua vida contribuíram com a história do próprio tribunal e também com o fortalecimento do controle das contas públicas. A emoção ficou por conta das recordações sobre a figura do homenageado, personalidade das mais importantes na vida da Bahia durante mais de quatro décadas, nas quais, como destacou o presidente do TCE/BA conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, desempenhou papel essencial à frente das diversas instituições que integrou.

“Em verdade, Dr. Jorge Calmon, membro imortal da Academia de Letras da Bahia, deixou seu legado na história deste estado-nação. E é exatamente essa herança de trabalho, dedicação e amor pelo fazer que me motiva a prestar essa singular homenagem”, afirmou o presidente do TCE. Logo após, Jorge Calmon Filho agradeceu, em nome da família, à homenagem que estava se prestando à memória do seu pai, que se somou às várias que ele recebeu durante este ano de 2015, quando também se comemorou o centenário de nascimento de Jorge Calmon. E destacou a importância que seu pai deu à sua passagem pelo TCE/BA – entre 1967 e 1969 – “pois sempre elogiou a capacidade e a competência dos técnicos desta casa, que o ajudaram a fazer o julgamento das contas do governo naquela ocasião”.

tce 1 Compuseram a mesa diretora da solenidade, além do presidente Inaldo Araújo, presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, o prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, o secretário de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, Jorge Calmon Filho, a Procuradora Geral de Justiça em exercício, Sara Mandra Moraes Rusciolelli Souza, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Francisco de Souza Andrade Netto, o procurador geral do Ministério Público de Contas, Danilo Andrade, a procuradora geral adjunta Luciane Rosa Croda, os conselheiros Gildásio Penedo Filho (vice-presidente do TCE), Antonio Honorato de Castro Neto (corregedor do TCE), Pedro Henrique Lino de Souza, Carolina Matos Alves Costa, João Evilásio Vasconcelos Bonfim e Marcus Vinicius de Barros Presídio.

A instituição da medalha Jorge Calmon, a ser outorgada como parte das comemorações pelo Centenário do TCE/BA, foi resultado da Resolução 021/2015 que estabeleceu como finalidade agraciar as pessoas que se distinguiram pelos relevantes serviços prestados ao longo dos 100 anos de existência á Corte de Contas da Bahia. E ficou definido que a comenda foi concedida únicamente no exercício de 2015 para as personalidades cujos nomes foram aprovados por unanimidade aos conselheiros presentes à sessão plenária do TCE/BA em 7 de julho de 2015.

Entre as 45 personalidades condecoradas nesta terça-feira estiveram o prefeito de Salvador, ACM Neto, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Francisco Andrade Netto, os ex-governadores Lomanto Júnior (representado pelo filho Antonio Lomanto Neto), Waldir Pires, Paulo Souto, João Durval Carneiro (representado pelo filho Sérgio Carneiro), os ex-presidentes do TCE Ridalva Figueiredo, Zilton Rocha, Manoel Castro e Adhemar Bento Gomes.

Veja abaixo a relação completa dos agraciados que estiveram presentes ou foram representados na solenidade desta terça-feira.

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Deputado Marcelo Nilo

Prefeito de Salvador, Antônio Carlos de Magalhães Neto

Procurador Geral de Justiça, Márcio José Cordeiro Fahel, representado pela Exma. Procuradora Geral de Justiça em exercício Sara Mandra Moraes Rusciolelli Souza

Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto

Procurador Geral do Ministério Público de Contas do Estado da Bahia, Danilo Ferreira Andrade

Procurador Geral da Bahia, Paulo Moreno Carvalho, representado pela Procuradora geral adjunta Luciane Rosa Croda

Conselheiro Adhemar Martins Bento Gomes

Ángel González-Malaxetxebarria

Antônio Lomanto Júnior, representado pelo filho, Antônio Lomanto Neto

Presidente da ABI, Antônio Walter dos Santos Pinheiro

Paulo Souto

Conselheira Carla Cíntia Santillo, representada pelo Conselheiro Honor Cruvinel de Oliveira

Conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes

Defensor Geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macedo

Conselheira Cristiana de Castro Moraes

Coronel Demócrito Mansur de Carvalho

Conselheiro Domingos Augusto Taufner

Conselheiro Faustino Dias Lima

Gerardo Gasparrini

Gustavo Casseb Pessoti

Conselheiro Honor Cruvinel de Oliveira

Conselheiro Ivan Lelis Bonilha

João Durval Carneiro, representado pelo filho, Sérgio Carneiro

José Cupertino Aguiar Cunha

José Martonio Alves Coelho

Conselheiro José Medrado Vaz Santos

Conselheiro José Valdomiro Távora de Castro Jr.

Conselheiro Justiniano Zilton Rocha

Conselheiro Luciano Nunes Santos

Conselheiro Luis da Cunha Teixeira

Luiz Genédio Mendes Jorge

Conselheiro Manoel Figueiredo Castro

Conselheiro Manoel Pires dos Santos

Conselheiro Marco Peixoto

Presidente da UPB, Maria Quitéria Mendes de Jesus

Conselheiro Otávio Lessa de Geraldo Santos

Paulo Roberto Santos Carvalho

Conselheira Ridalva Correa de Melo Figueiredo

Roberto Ibrahim Uehbe

Roberto Santos

Conselheiro Sebastião Helvécio Ramos de Castro

Conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar

Conselheiro Thiers Vianna Montebello

Waldir Pires

Wellington do Carmo Cruz