profsUm total de 7.700 professores e coordenadores pedagógicos efetivos da rede estadual de ensino se inscreveram no processo de certificação que habilita os interessados à candidatura de dirigentes escolar. Superando a eleição anterior, o número de interessados no processo de certificação teve um aumento de 40%. A prova de certificação acontece no dia 15 de novembro e é uma exigência legal, estabelecida pelo Estatuto do Magistério do Estado da Bahia, como forma de avaliar os conhecimentos do candidato sobre a função que está pleiteando. A eleição para dirigentes acontece no dia 10 de dezembro, em todas as 1.369 escolas estaduais.

“Fizemos uma previsão de 7 mil participantes, tivemos um número de inscritos um pouco maior, mostrando que temos aí um contingente da rede estadual bastante interessado e disposto a enfrentar esse desafio importante que é gerir uma unidade escolar”, declarou José Sérgio Carvalho, superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

O superintendente também destaca a importância da certificação. “Para além de uma exigência legal, a certificação é um processo avaliativo que ajuda o gestor a identificar em quais áreas ele está com melhor desempenho, como também vai nos dar possibilidade de direcionar sua capacitação naquelas áreas em que ele apresentou maiores deficiências no processo de certificação”.

Para participar do processo seletivo, o interessado (professor ou coordenador pedagógico) deve ter licenciatura plena, experiência docente de no mínimo dois anos na rede pública ou privada e deve atender aos requisitos dispostos no Decreto Nº 16.385, de 26 de outubro de 2015. As inscrições das chapas serão de 02 a 05 de dezembro.

Processo eleitoral

A organização do processo eleitoral acontecerá no mês de novembro, período em que haverá capacitação dos coordenadores do processo eleitoral das unidades escolares, na Secretaria da Educação e nos Núcleos Regionais de Educação. “As eleições acontecerão no dia 10 de dezembro, em todas as escolas, simultaneamente. Isso é um fator que facilita e possibilita a mobilização dos eleitores. Estamos chamando de o dia da participação e da democracia na escola”, concluiu José Sérgio Carvalho.