268160_553774_1_mahalo15_kanoaigarashiusa_9733smorigo_web_O jovem norte-americano Kanoa Igarashi, 18 anos, acabou com a hegemonia de títulos brasileiros no campeonato mais tradicional do Circuito Mundial na América do Sul, vencendo a oitava edição do Mahalo Surf Eco Festival na manhã do domingo em Itacaré, no sul da Bahia. Ele entrou na bateria final com Connor O´Leary, 22, já garantido na elite dos top-34 da World Surf League para o ano que vem e o australiano foi o único a entrar na zona de classificação par o WCT no segundo desafio da “perna brasileira” de fim de ano da WSL South America na Praia da
268160_553763_1_mahalo15_kanoaigarashiusa_7764smorigo_web_Tiririca. O paulista David do Carmo, 31 anos, parou nas semifinais e ficou empatado em terceiro lugar com outro australiano, Ryan Callinan, 23. Todos agora partem para a última parada antes do encerramento da temporada na 268160_553776_1_mahalo15_kanoaigarashiusa_5766smorigo_web_Triplice Coroa Havaiana, o QS 10000 Oi HD São Paulo Open of Surfing, que começa nesta segunda-feira na Praia de Maresias, em São Sebastião.

“Não estou nem conseguindo descrever o sentimento que estou agora, só sei que está sendo tudo muito incrível pra mim”, foram as primeiras palavras de Kanoa Igarashi quando chegou ao pódio do Mahalo Surf Eco Festival. “É a maior vitória da minha vida e o melhor ano da minha vida. Está difícil de acreditar que consegui vencer esse evento com tantos surfistas bons competindo aqui, mas estou muito feliz e quero comemorar muito essa vitória e a classificação para o WCT com meus amigos”.

A grande final foi iniciada as 10h00 na Praia da Tiririca e Kanoa Igarashi já abriu a bateria voando num aéreo que valeu nota 7,0. Logo o americano pega outra onda pra direita e acerta duas manobras fortes de frontside para tirar nota 6,17. Connor O´Leary demora um pouco pra pegar sua primeira onda, mas escolhe uma boa direita para aplicar três batidas e rasgadas muito fortes que renderam nota 7,77. O australiano repete a dose na onda seguinte para tirar 5,93, mas Kanoa vem atrás numa direita maior para fazer duas grandes manobras para arrancar nota 7,40 e manter uma boa vantagem de 6,63 pontos.

Depois de uma semana no Costão do Santinho com o paulista Deivid Silva sendo campeão do QS 6000 Red Nose Pro Florianópolis SC e de mais uma semana em Itacaré no QS 6000 Mahalo Surf Eco Festival, encerrado na manhã do domingo com vitória americana de Kanoa Igarashi, a “perna brasileira” de fim de ano da WSL South America vai para a última parada antes da Tríplice Coroa Havaiana que fecha a temporada na ilha de Oahu. O QS 10000 Oi HD São Paulo Open of Surfing já começa nessa segunda-feira e vai até domingo na Praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.