ufsb periodicoOs Cadernos Nietzsche, periódico em filosofia publicado pela Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB em parceria com a UNIFESP, é avaliado como A1 pela Qualis Capes. Os cadernos são publicados em versão impressa e eletrônica, integrando a base de dados da Scielo (www.scielo.br/cniet). O professor da UFSB, Márcio Lima, é um dos editores responsáveis pela publicação.

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos periódicos científicos. Tal processo foi concebido para atender às necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. O Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, dos periódicos científicos.

A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade: A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C.