choco 1Com o objetivo de identificar as principais oportunidades para ampliar a capacidade de processamento e, consequentemente, expandir a comercialização dos chocolates produzidos na fábrica de chocolates da agricultura familiar, foi realizada uma visita pelo superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro e o técnico da CAR, Anderson Afonso, na unidade da Bahia Cacau, localizada no município de Ibicaraí,  no Sul da Bahia.

De acordo com o presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), Paulo Ramiseces, atualmente são produzidos 500 quilos de chocolate por mês, mas com os novos investimentos a capacidade deverá ser triplicada. “Com essa intervenção serão beneficiadas 50 famílias de agricultores familiares cooperados”.

choco 2Durante o encontro, foi confirmada a participação do cooperado e assentado, Osaná Crisóstomo, na missão organizada pela SDR/CAR, que levará os produtos da Bahia Cacau para o Salon du Chocolat em Paris, que acontecerá no período de 28 de outubro a 01 de novembro. “É uma grande oportunidade para acessar novos mercados para os chocolates produzidos pela agricultura familiar, seguindo os princípios agroecológicos”.

Segundo o superintende da CAR, Jeandro Ribeiro, os investimentos serão liberados após estudo de viabilidade econômica realizado pelo Sebrae. “Nos próximos dois anos serão investidos um total de R$ 600 mil para dinamização da unidade de processamento fábrica de chocolates Bahia Cacau”.

De acordo com o agrônomo e técnico da CAR, do SETAF do Território Litoral Sul, Anderson Afonso, “os investimentos no pós colheita serão determinantes na qualidade do chocolate produzido na unidade da Bahia Cacau”.