Hirant sanazarNo dia 5 de outubro, às 19 horas, acontece a sessão solene em celebração ao “Cinquentenário da Recondução de Hirant Sanazar ao cargo de primeiro prefeito de Osasco”. O evento, realizado pela Câmara Municipal por solicitação da Comissão Municipal da Verdade, também será em desagravo aos vereadores da cidade coagidos pelo regime militar da época.

Com o apoio da Prefeitura de Osasco, a sessão solene de reempossamento simbólico de Hirant Sanazar acontece na Sala Osasco, na avenida Bussocaba, 300, na Vila Campesina. De acordo com a comissão, o objetivo do evento é oferecer uma reparação moral ao primeiro prefeito de Osasco, pois foram apuradas graves violações à ordem constitucional pelo regime, que, de maneira ilegal e arbitrária, deteve o então prefeito de Osasco, Hirant Sanazar, e praticamente todos os vereadores à Câmara Municipal de Osasco no ano de 1964 quando teve seu mandato interrompido em virtude de um IPM (Inquérito Policial Militar).

 

Hirant Sanazar, ao lado do irmão Vrejhi, concede entrevista aos jornalistas Clóvis da |Cruz e Claudio da Cruz. A foto é de 1997.

Hirant Sanazar, ao lado do irmão Vrejhi, concede entrevista aos jornalistas Clóvis da |Cruz e Claudio da Cruz. A foto é de 1997.

Na época, o regime militar ordenou a liberação dos vereadores com a condição de que votassem pela não ocupação do cargo de prefeito (vacância), dando posse ao vice-prefeito. Segundo a Comissão da Verdade, com a sessão solene a cidade de Osasco fará justiça ao seu primeiro prefeito, 50 anos após essa decisão ser considerada arbitrária.

A recondução simbólica de Hirant ao cargo é fruto da mobilização promovida por seu irmão, o jornalista Vrejhi Sanazar, diretor do jornal Diário da Região (Osasco), que lutou por justiça e pelo resgate da memória do 1o. prefeito de Osasco.