Detran inaugura Semana Nacional do TrânsitoFoto: Carol Garcia/GOVBA

Detran inaugura Semana Nacional do Trânsito  (Fotos: Carol Garcia/GOVBA)

Educar para conscientizar a população sobre a importância de obedecer às normas e requisitos de segurança no trânsito é o principal objetivo da série de ações da Semana Nacional de Trânsito, que começou na manhã desta sexta-feira (18) e segue até o dia 25. Na capital e também no interior, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) organizou iniciativas para promover a segurança de motoristas, motociclistas e pedestres com o tema ‘Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança’.

O início oficial da semana foi marcado com a abertura de uma exposição educativa, montada em frente ao Salvador Shopping, na capital, com apresentações de teatro, dança e a presença de um robô de mais de dois metros de altura. O espaço reúne profissionais que atuam diretamente na regulamentação e fiscalização de vias baianas, como representantes da Polícia Rodoviária Federal, do Batalhão de Polícia Rodoviária e do Esquadrão Águia, que exibem motos, fardas e equipamentos utilizados para conferir o cumprimento às leis de trânsito.
Detran inaugura Semana Nacional do TrânsitoFoto: Carol Garcia/GOVBAAlém da exposição, em Salvador, ainda estão previstas blitzes de alcoolemia e performances de ‘sinaleiras educativas’. Para o diretor-geral do Detran-BA, Maurício Bacelar, o objetivo é educar a sociedade para o trânsito seguro, consciente e que não ofereça risco à vida das pessoas. “O Brasil aderiu a uma resolução da ONU [Organização das Nações Unidas] para a redução no número de mortes em acidentes entre 2011 e 2020. Na Bahia, nós estamos empenhados para que esse índice diminua significativamente, e acreditamos que a educação é o caminho que trará, com certeza, bons resultados a longo prazo”, afirmou o diretor-geral.
Interior

As ações da Semana Nacional de Trânsito não acontecem apenas em Salvador, mas também no interior do estado, nas 33 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e em 176 Regionais de Trânsito (Retrans) espalhadas pela Bahia. De acordo com a coordenadora de Atendimento e Articulações das Unidades Descentralizadas (CAAD), Mônica Castro, todo o efetivo está mobilizado com as campanhas e realizam inciativas simultâneas com a capital.