doação de orgãosA Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), promove até o final deste mês, em Itabuna, mais uma edição da Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes, através do Sistema Estadual de Transplante (COSET). As ações têm objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar bem da saúde e estimular às famílias a fazer a doação de órgãos e tecidos.

Segundo a coordenadora municipal da Campanha de Doação de Órgãos, enfermeira Anna Aragão, durante o mês de setembro serão realizadas diversas atividades para sensibilização das famílias e das pessoas visando à concessão de autorização para a retirada de órgãos, após a confirmação de óbito pelos médicos. “As pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre os procedimentos. Há resistência quanto à doação e estamos trabalhando para quebrar esse paradigma”, explica Anna Aragão.

A enfermeira afirma que o número de pessoas que autorizam a doação de órgãos pode ser ainda muito maior. Levantamento do Ministério da Saúde revela que, no geral, 56% das famílias de pessoas em situações de morte encefálica autorizam a retirada de órgãos para doação. Serão realizadas palestras e exposição sobre a vida dos transplantados para aumentar o número de doadores.

As atividades para a sensibilização de doação de órgãos e tecidos serão iniciadas neste sábado, dia 5, a partir das 8 horas, no II Simpósio de Saúde do Sul da Bahia, com a participação de profissionais de saúde, que será na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Já durante a próxima semana haverá plantio de árvore por transplantado e promovidas palestras na sede do Prosi/Hiperdia, no Zildolândia; na Praça Camacan e em hospitais de Itabuna. As atividades somente serão encerradas no dia 29 deste mês.