Estudantes egressos de universidades públicas e privadas da Bahia, como Uneb, Ufba e UCSal, contemplados com bolsas de mestrado do prorgrama Chevening, foram recepcionados pela Embaixada do Reino Unido na manhã desta quinta-feira (20/08), no Cemitério Britânico, em Salvador. O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, participou do evento na Embaixada do Reino Unido que aderiu ao Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, por meio de projetos de parceria, como esta de concessão de bolsas de mestrado para estudantes do ensino superior.  “Além de aprimorar o conhecimento, os estudantes irão ganhar uma experiência internacional e praticar a língua inglesa. O governo britânico está de parabéns pela iniciativa e importante parceria com o Brasil”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

bolsas englandO Chevening é o programa mundial de bolsas de estudo do governo britânico, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCO) e organizações parceiras. As bolsas são concedidas a estudantes de destaque e com potencial de liderança para um programa de mestrado de um ano, em uma das áreas prioritárias escolhidas e em qualquer uma das principais universidades do Reino Unido. Para serem aprovados, um dos requisitos é a proficiência no inglês.

Formado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Italo Rangel dos Santos, de Conceição do Coité, irá cursar mestrado em Tecnologia Digital, Comunicação e Educação, na University Of Manchester, em Manchester. “O Chevening tem uma proposta que eu já vinha buscando que é desenvolver o papel de líder na comunidade e sociedade. Após a conclusão do mestrado, irei trazer esta experiência para o Brasil”, destacou.  Julia Trindade, acabou de concluir o curso de jornalismo na Ufba e não esconde a satisfação em poder cursar o mestrado em Jornalismo Esportivo em uma das melhores universidades da Inglaterra, a St Mary’s University. “Nesse começo de carreira, eu já queria iniciar uma especialização para me manter atualizada. A aprovação veio no momento certo. Estou muito animada porque este mestrado irá ampliar o meu contato com o mundo do jornalismo”, acredita.

As inscrições para o programa de bolsas Chevening estão abertas até o dia 3 de novembro. Saiba mais sobre o programa através do endereço (www.chevening.org/apply/).