pm tceEm encontro na sede do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), as secretarias estaduais de Cultura, Educação e de Comunicação deram todo apoio à proposta de promover uma série de apresentações, para estudantes da rede estadual de ensino, do espetáculo “E Aí, Meu Tio! PM e Comunidade na Corrente do Bem”, que é produzido pela Polícia Militar da Bahia, com atores e músicos da própria corporação. O espetáculo, que será apresentado em Salvador e em diversos municípios do interior, é uma opereta, misturando elementos de teatro e musical e mostrando o processo de recuperação social de dois personagens, um garoto de rua e uma garota de programa, a partir da ação de um grupo de policiais militares junto à comunidade.

Autor da proposta de formatação do projeto, o presidente do TCE, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, observou que objetivo é levar cultura e o debate sobre inclusão social “para aqueles que mais necessitam, que são os jovens. Esta parceria com os órgãos da administração estadual também cumpre uma das finalidades do nosso Plano Estratégico, que é buscar maior aproximação do nosso Tribunal com os diversos setores da sociedade”. A primeira apresentação, como parte do projeto, será no dia 27 de outubro, quando também acontecerá a solenidade de premiação dos alunos da rede estadual vencedores do Concurso de Redação e Desenho, promovido pelo TCE e Secretaria Estadual de Educação, iniciativa que integra os atos de comemoração do Centenário do Tribunal de Contas.

Participaram da reunião os secretários estaduais de Cultura, Jorge Portugal, de Educação, Osvaldo Barreto, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Alves Brandão, o diretor-geral do Irdeb, José Araripe Cavalcante Júnior, o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Nildon Pitombo, e Ipojucã Cabral, representante do secretário de Comunicação, André Curvello. A proposta foi recebida com entusiasmo por todos, que destacaram a importância da mensagem transmitida pelo espetáculo da PM e do fato de o projeto facilitar o acesso dos jovens à cultura.

O coronel Anselmo Alves Brandão agradeceu o apoio recebido e destacou que a PM da Bahia conta com uma intensa programação cultural, que envolve, além da opereta “E Aí, Meu Tio”, outras apresentações teatrais em linguagem de cordel e a Orquestra da PM, comandada pelo maestro Wanderley. Explicou que todos os espetáculos são produzidos e interpretados pelo próprio pessoal da corporação, com formação em música e teatro, e assegurou que a Policia Militar está à disposição para o desenvolvimento de novos projetos como este.

O secretário de Educação, Osvaldo Barreto, observou que sua pasta já desenvolve vários projetos em conjunto com o TCE, elogiou a iniciativa do conselheiro Inaldo Araújo e garantiu que criará as condições para que os estudantes da rede estadual participem ativamente do projeto. Para o secretário de Cultura, Jorge Portugal, a disseminação de atividades de fundo cultural e social é essencial para a boa formação dos jovens e, além de colocar o Teatro Castro Alves à disposição para o espetáculo do dia 27 de outubro, lembrou que a Secult conta com 17 centros culturais no interior que podem ser usados para receber o projeto. E a TVE, como assegurou o diretor do Irdeb, José Araripe, irá transmitir ao vivo a apresentação do dia 27.