buzu 2A Prefeitura de Itabuna apresentou oficialmente à comunidade com um desfile pelas principais áreas da cidade os 11 novos ônibus que, a partir de amanhã, já começam a operar gradualmente nas principais linhas do sistema de transporte coletivo. A apresentação dos veículos pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran),  constou de dois momentos.

No primeiro, os ônibus foram estacionados na Avenida Firmino Alves (Beira-Rio) durante todo o dia. No meio da tarde, profissionais de imprensa estiveram no local para acompanhar a vistoria da nova frota pela Settran quando foram recepcionados pelo secretário Roberto José da Silva e pelo diretor da Associação das Empresas de Transporte Urbano (AETU), Elvis Souza.

buzu 1 O titular da Settran e o dirigente da entidade que representa as empresas ratificaram entre as principais características dos novos ônibus serem modernos, equipados com tecnologia de ponta, motor zerado, suspensão a ar, elevadores para pessoas com necessidades especiais, itinerários eletrônicos na frente e na lateral; banco do motorista com ajuste automático de altura e de aproximação do volante; catraca eletrônica, faróis de LED e lâmpadas internas brancas.

Num segundo momento, a Prefeitura de Itabuna promoveu um desfile dos veículos pelos principais bairros da cidade, passando pelo Centro e por localidades como Fátima, Califórnia, Santa Inês, Centro Comercial, Jardim Primavera, Sarinha e São Caetano. Durante o trajeto, ficaram evidentes o apoio popular em torno do esforço da atual administração municipal para melhorar o serviço de transporte urbano de Itabuna.

Para o secretário Roberto José da Silva o respeito ao usuário do transporte coletivo tem que ser prioridade e através do diálogo com as empresas isso vem acontecendo. “Serão 15 veículos novos e 15 seminovos que vão substituir 30 veículos mais velhos. O povo de Itabuna merece esse investimento”, afirmou. Já Elvis Souza, em nome da AETU, deixou claro que se está apenas no início da renovação da frota.

Segundo Roberto José dos novos veículos adquiridos pelas permissionárias em cumprimento a acordo feito com a Prefeitura, três são da Expresso Rio Cachoeira e oito da Viação São Miguel. Nos próximos meses, mais seis novos ônibus da Expresso Rio Cachoeira estarão chegando à Itabuna, finalizando assim a etapa de renovação de frota neste ano. “Os trabalhos agora se direcionam para a conclusão do processo de licitação do transporte coletivo ”, adiantou o secretário.