rui nordeste 1

A necessidade de envolver o Governo Federal nas discussões sobre a segurança pública no País foi defendida, nesta sexta-feira (17), pelo governador Rui Costa, durante o IV Encontro de Governadores do Nordeste, que acontece durante todo o dia em Teresina, no Piauí. Rui destacou, durante seu pronunciamento, a importância de uma agenda mensal envolvendo estados e União a fim de serem tomadas decisões para combater a criminalidade e a criação de um fundo nacional para financiar os investimentos em segurança pública.

rui nordeste 2 “Na área de segurança, precisamos ter uma agenda de trabalho mensal, para pautar as questões objetivas que afligem os governadores, e uma resposta concreta do governo federal em relação ao que pode ajudar”, defendeu o governador. “Não podemos ficar estudando e debatendo os temas por períodos que nunca chegam ao fim. Precisamos de medidas concretas, que devem ser tomadas imediatamente. Minha sugestão é que a gente institua reuniões mensais entre os estados e o governo federal. Reuniões de trabalho, pra definir entre outras coisas, ações de controle, a compra e circulação de explosivos, da entrada de armas, do uso de celulares em presídios, entre tantas outras questões que podem ser resolvidas de imediato.”

Rui lembrou que o governo baiano vem atuando de forma sistemática para combater a violência e citou, como exemplo de ação bem sucedida, a implantação de Bases Comunitárias de Segurança em locais críticos da capital e do interior. O governador também destacou a importância de o governo federal atuar mais diretamente junto às companhias telefônicas a fim de impedir o sinal de celular nas áreas de presídio, de onde, segundo ele, são dadas ordens para as organizações criminosas.

TECNOLOGIA- Rui Costa disse também que o governo federal deveria repassar aos estados nordestinos o equivalente a 28% do orçamento federal destinado à área de ciência e tecnologia.Segundo Rui, o orçamento deveria ser dividido proporcionalmente à população de cada região. “Nós precisamos transformar esse crescimento registrado pelo Nordeste com o aumento dos recursos aplicados na região nas áreas de ciência e pesquisa”, defendeu.

Ainda de acordo com o governador baiano, o Estado tem interesse, por exemplo, em investimento para aplicação e desenvolvimento de pesquisa para reuso de água, nos mesmos moldes do convênio feito pelo Governo Federal com a Sabesp, empresa de água e esgoto do estado de São Paulo. (fotos: Alberto Coutinho/GOVBA)