buzu 1Até o próximo dia 25 mais dez veículos novos serão incorporados à frota pelas permissionárias do sistema de transporte coletivo para cumprimento do acordo feito com a Prefeitura de Itabuna. A garantia foi dada ao secretário de Transportes e Trânsito, Roberto José da Silva, pelo diretor da Associação das Empresas de Transporte Urbano  de Itabuna, Elvis Souza que informou que até o momento já chegaram 11 ônibus seminovos em substituição a ônibus antigos.

Segundo o diretor da AETU, alguns dos veículos que chegaram são fabricados nos anos de 2010 e 2011, tendo sido cumprida a primeira parte do acordo. Souza explicou ainda que uma das empresas adquiriu, fora dos termos do acordo, veículos do ano de 2008. “Foram veículos que vieram de uma empresa em Uberlândia, mas ainda não tiveram a documentação transferida para Itabuna. Com isso tínhamos duas opções: deixá-los no pátio e aguardar o trâmite burocrático ser resolvido ou colocá-los em operação substituindo veículos mais velhos dos anos de 2002 e 2003, oferecendo, assim, um serviço de maior qualidade aos usuários”, disse.

Roberto disse que Itabuna caminha a passos largos para a licitação do serviço de transporte coletivo, cujos termos gerais serão debatidos com a população em audiência pública programada para o próximo dia 11 de agosto. “Nessa instância todos os usuários poderão opinar sobre o tipo de serviço desejam”, disse o secretário, que defende o modelo de gestão participativa e democrática nas decisões das questões de mobilidade urbana.

buzu 2O secretário de Transporte e Trânsito, Roberto José da Silva, também questionou a AETU sobre o prazo de validade dos créditos dos cartões Itabunacard adquiridos pelas empresas onde atuam antes da vigência do novo valor da tarifa. O diretor Elvis Souza explicou que a política de uso desse benefício varia. “Se, por acaso, os créditos acumulam de um mês para outro, a legislação federal indica que podem ser usados num prazo de até 30 dias após o aumento da tarifa enquanto o município estende esse prazo para 90 dias”, explicou.