pas 1O Ballet Rosana Abubakir, sede oficial do Pas de Cuba na Bahia, recebe desde o final de junho, mais de uma centena de bailarinos, provenientes do interior além de outros estados brasileiros. O  curso de férias de inverno, criado em 2009 em São Paulo, pela Perfil Produções Culturais, reúne grandes mestres cubanos, na difusão da metodologia cubana de ballet. Ao final será apresentado o resultado deste trabalho em uma noite de gala de gala, no dia 13 de julho, no Teatro Castro Alves.pas 2

Em seus sete anos de existência, esta é a primeira vez que o Pas de Cuba deixa seu estado de origem e confirma o grande interesse do povo nordestino, pela arte e cultura. Segundo a idealizadora do projeto, Bernadete Faria, “a mudança ousada foi possível graças ao apoio de Rosana Abubakir, que muito nos incentivou e hoje confirmamos o absoluto sucesso do evento”.

“Naturalmente – completa Bernadete – que recebemos outros importantes apoios como a Secretaria de Cultural da Bahia, o Consulado Geral de Cuba, de Salvador, Associação Cultural José Martin entre outros”.

pas 3 A noite de Gala terá a participação da Cia Colobiana de Ballet, que também utiliza o método clássico cubano. À frente da Cia está Luis Aguillar Sardiña, que assim como outros mestres que integram o staff do Pas de Cuba, são originários do mundialmente famoso Ballet Nacional de Cuba.

Os solistas convidados para a Gala são o colombiano Julian Graray e a venezuelana Alejandra Pérez Sánchez, que se apresentarão ao lado dos alunos do VII Pas de Cuba. Ambos são formados pelo Incolballet – Instituto Colombiano de Ballet, que deu origem à Cia profissional. Com prêmios em diversos festivais de dança, os bailarinos já atuaram como solistas convidados em importantes companhias, especialmente da América Latina e Caribe.

 

Segundo Bernadete Faria diretora da Perfil Produções, “a Escola Cubana de Ballet é hoje reconhecidamente uma Escola Latinoamericana, daí a importância de intensificarmos este intercambio entre os jovens da América Latina, onde muitos ainda desconhecem este método”.