nucleo unimeInaugurado em março de 2012, o Núcleo de Práticas Jurídicas, onde funciona o Balcão de Justiça e Cidadania, é resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça da Bahia e o curso de Direito da Unime Itabuna.

Criado com o objetivo de prestar assistência jurídica gratuitamente à comunidade local, em especial a pessoas de baixo poder aquisitivo, para adiantar os processos judiciais, desafogando assim o fluxo de feitos nas Varas Cíveis, o projeto representa aos graduandos em Direito da Instituição, a possibilidade de conciliar o aprendizado obtido em sala de aula, com a prática.

De acordo com Leandro Coelho, coordenador do NPJ da unidade Itabuna, são os próprios alunos, a partir do 7º semestre, que realizam os atendimentos, supervisionados diretamente por professores. “A ideia é contribuir para a criação do perfil profissional dos estudantes ao passo que a ação os coloca frente às adversidades e aos problemas com os quais terão que lidar após a conclusão do curso”.

O projeto, premiado pelo Conselho Nacional de Justiça, representa a democratização do acesso ao judiciário sem custo, bem como, um passo de modernização da Vara de Família na comarca de Itabuna, trazendo para a comunidade local a cultura de mediação e conciliação.