Naomar-de-AlmeidaO reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar de Almeida Filho,  participou de um debateu no Senado sobre as propostas que a UFSB utiliza para enfrentar os desafios na Educação, durante audiência pública sobre o “Marco Legal para o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação (SNCI) no Brasil: Projetos em Andamento e Lacunas a Preencher”, presidida pelo senador Cristovam Buarque.

Naomar apresentou o projeto da UFSB e falou sobre os quatro grandes desafios enfrentados na educação na atualidade: “Desconstruir a educação como fator de exclusão social; superar conceitos elitistas de excelência e autonomia; integrar sistemicamente a Universidade ao campo social da educação; e recriar a Universidade Pública como protagonista em novos modelos de desenvolvimento regional e planetário”.

O reitor destacou que “em se tratando de instituições interiorazadas, acresce ainda alguns elementos de dificuldade, sendo um deles a exclusão de jovens no território onde uma instituição se instala, por ela ser excelente, trazendo pouca contribuição para o entorno “. AUFSB implantou os Colégios Universitários, que são unidades descentralizadas da Universidade, instaladas em locais com mais de 20 mil habitantes, trabalhando com modelo de aula metapresencial, ampliando o acesso a um ensino superior de qualidade e gratuito.

Naomar também apresentou os complexos integrados de educação que a UFSB está implantando. Os complexos estão sendo formados nas escolas estaduais que acolhem os Colégios Universitários e teriam a gestão pedagógica da universidade e a gestão administrativa da Secretaria Estadual de Educação.