pm 1

Uma festa cultural na noite de terça-feira (9), no Teatro Castro Alves, reuniu militares e civis para comemorar o aniversário de 190 anos da Polícia Militar da Bahia. Na ocasião, a PM apresentou uma série de manifestações artísticas e homenageou figuras importantes dentro e fora da organização, emocionando e surpreendendo os presentes com espetáculo teatral, musical e condecorações. O evento, que marcou o final das comemorações de aniversário, contou com uma exposição fotográfica que retrata os 190 anos de história da PM, desde a fundação em 1825, até o novo modelo de gestão e de policiamento das Bases Comunitárias de Segurança (BCS).

Para o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, a evolução da polícia é um exemplo de que o trabalho dos homens e mulheres que dedicam a vida a fazer e dar segurança à população.”Vemos que, com o passar do tempo, o nosso papel social também avançou, hoje nós estamos mais nas ruas e no cotidiano das pessoas e participando ativamente da vida em comunidade, principalmente depois das bases comunitárias. Esse é o nosso papel, de servir à sociedade da melhor maneira possível e estamos avançando cada vez mais nesse propósito”, contou o comandante.

pm 2Além da exposição fotográfica, os policiais militares escreveram, dirigiram, atuaram, cantaram e tocaram no musical “E aí tio? PM e comunidade na Corrente do Bem”. Os policiais atores arrancaram risos da plateia que aplaudiu de pé aos diversos números musicais que, além dos PMs cantando, ainda contaram com a participação dos cantores baianos Alinne Rosa, Daniela Mercury e Denny, da banda Timbalada. Ao final da apresentação, os três ainda foram homenageados.

Medalhas comemorativas

Cerca de cem militares e civis foram condecorados com a Medalha Especial Comemorativa dos 190 anos da PMBA, uma homenagem a pessoas que contribuíram de alguma forma com o trabalho da polícia. Entre eles, coronéis, tenentes, capitães de Salvador e interior, além de cantores, do ministro da Defesa e ex-governador do estado Jaques Wagner, o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Eserval Rocha, o procurador geral do estado, Paulo Moreno Carvalho, e secretários estaduais, como o da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Para o secretário da Segurança, a história da instituição se confunde e consolida a história do próprio estado baiano. “Essa celebração é uma oportunidade para que possamos reconhecer na polícia a função de salvaguardar a população e agradecer à corporação pelo serviço prestado. Nas últimas gestões invertemos a lógica da segurança pública, aproximando os policiais de quem mais precisa de segurança, que são as comunidades mais carentes, ao invés de favorecer os mais ricos e cercá-los do restante da sociedade”, explicou.

Prêmio a estudantes

Ainda como parte do reconhecimento pelo trabalho da corporação no estado, os alunos do 1º ano do Ensino Médio dos Colégios da PM na capital e no interior participaram de um concurso de redações com o tema “190 anos da Polícia Militar da Bahia” e três estudantes foram premiadas pelos textos.