sesab cuoreEm 60 dias a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lançará uma estratégia que visa zerar a espera de pacientes com infarto do miocárdio que precisam de procedimentos como cateterismo e angioplastia.  O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, antecipou o anúncio da iniciativa para esta sexta-feira (29), durante o 27º Congresso Baiano de Cardiologia, que acontece em Salvador, e contou com a presença de profissionais de saúde de todo o estado

A partir de uma nova política estadual de combate às doenças cardiovasculares, que são consideradas como a primeira causa de morte no mundo, os pacientes passarão a contar com atendimento imediato.

Com uma série de medidas que vão desde a prevenção nas escolas até o transplante cardíaco, a Sesab pretende solucionar gargalos que vêm afetando o atendimento à população. “Em todo o Estado, os pacientes terão vagas em salas de hemodinâmica cardíaca na rede pública e privada. O objetivo é oferecer o tratamento mais avançado no menor tempo possível, respeitando os padrões internacionais de 90 minutos entre o diagnóstico e a intervenção”, afirma o secretário.

Programa semelhante será feito para o Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), que irá contar com dez centrais de telemedicina conectadas 24 horas a duas unidades de comando em Salvador, onde terão neurologistas nos hospitais Roberto Santos e Ana Nery.

Neste sentido, a Sesab está trabalhando para ampliar leitos e procedimentos voltados para o tratamento das doenças cardíacas. A partir de junho, serão ampliados os procedimentos realizados nos hospitais Martagão Gesteira, unidade de saúde que presta atendimento infantil na capital baiana e Hospital Ana Nery, que atende crianças e adultos.

Até março de 2015, mais de 12,3 mil pessoas foram internadas com doenças do aparelho circulatório como hipertensão, isquemia, cerebrovascular, arteriais, entre outras.  Já durante o ano de 2014, foram mais de 75 mil internamentos na Bahia.