matadouro 2Com capacidade para abater e armazenar até 300 reses por dia, o Matadouro Municipal de Itabuna, administrado pela concessionária Abatedouro e Frigorifico Regional Sul da Bahia – Afrisul, ganhou certificado do Serviço de Inspeção Estadual – SIE emitido pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB o que possibilitará a ampliação de mercados em todo o Estado. Além da expansão territorial, o selo vai permitir à unidade ampliar em até 20% o quadro de funcionários e colaboradores com a oferta de mais empregos.

matadouro 1Na manhã desta sexta-feira, acompanhado da coordenadora do Sistema de Inspeção Municipal – SIM, médica veterinária Lanarrose Lopes da Silva, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho, esteve na Afrisul, em Ferradas, para inspecionar as mudanças realizadas no local. Atualmente o frigorifico abate média mensal de 1.700 animais, mas este número pode dobrar a partir da conquista de novos mercados consumidores para carne bovina resfriada produzida em Itabuna.

Com a conquista do SIE, o Matadouro Municipal de Itabuna também passará a ser inspecionado por médicos veterinários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB. “Desde sua reinauguração em outubro do ano passado, a fiscalização era feita pelos técnicos da Prefeitura, após a reforma do prédio, aquisição de equipamentos e construção de lagoas de decantação em atendimento às exigências sanitárias”, disse Lanns Almeida Filho que também prevê maior incremento da cadeia produtiva da pecuária de corte.