Preocupados com o déficit mensal de mais de 300 bolsas no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que é responsável pelo abastecimento dos hospitais locais e de outros municípios do sul e extremo sul, os estudantes do 10ª semestre do Curso de Direito da Unime promovem, durante todo o mês de junho, a campanha para incentivar a doação de sangue. A campanha começa no dia 1º de junho e a doação pode ser feita no Banco de Sangue, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Já aos sábados das 7 ao meio dia.

Os organizadores da campanha “Doe Sangue, salve Vidas!” apelam para que a comunidade regional participe do ato de solidariedade, que diariamente ajuda a salvar vidas de milhares de pessoas que necessitam de sangue nos atendimentos de urgência e emergência. “É uma ação que não é somente dos estudantes, mas de todas as pessoas em condições de serem doadores de sangue”, destaca o coordenador da campanha e professor  Caio Góes Monteiro.

Em Itabuna, o déficit é maior neste período do ano por causa dos acidentes causados por imperícia no manuseio com fogos de artifícios. De acordo com o Ministério da Saúde, o sangue é essencial para procedimentos como cirurgias bariátricas, ortopédicas, cardiológicas e para pacientes da oncologia e hemodiálise.  Já os hemoderivados são usados, por exemplo, para tratamento de pacientes anêmicos e que precisam da transfusão de células vermelhas de sangue.

Segundo recomendações do Ministério da Saúde, pode ser doador de sangue pessoa com idade entre 18 e 67 anos incompletos, com peso superior a 50 quilos e que não integre grupos de risco – doenças sexualmente transmissíveis ou crônicas, etc.  Antes de fazer a doação, o paciente deve fazer uma alimentação leve  e livre de gordura, não ingerir bebidas alcoólicas ou fumar nas 24 horas que antecedem à coleta.