pacto alagoNuma das ações de interiorização do programa Pacto pela Vida, o secretário da Segurança Pública,  Maurício Teles Barbosa, esteve no município de Alagoinhas para acompanhar as ações policiais realizadas pelos gestores das policiais Civil e Militar, da Região Integrada de Segurança Pública Leste (Risp/Leste).

“Queremos elevar o nível de discussão sobre os problemas de policiamento no interior e, por este motivo, convidamos representantes da Justiça, do Ministério Público e da Defensoria Pública, para que juntos possamos  achar soluções mais efetivas e respostas mais ágeis à sociedade”, afirmou Barbosa.

No auditório do Hotel Aster, comandantes  da Polícia Militar e delegados titulares de municípios que integram a Risp/Leste, como  Feira de Santana,  Cruz das Almas, Cipó e Maragogipe,  expuseram, durante toda a manhã, os principais problemas enfrentados para a manutenção da paz naquelas cidades. Entre as críticas dos gestores está o déficit no número de promotores e juízes nas comarcas. A questão social também foi apontada como um dos agravantes no crescimento do tráfico de drogas.

“Os responsáveis pela segurança em suas áreas de atuação precisam ter conhecimento a respeito dos problemas e de suas causas, para que possamos estudar de forma integrada como solucioná-los”, ressaltou o secretário.

O tráfico de drogas, assim como ocorre em Salvador, lidera a motivação dos Crimes Violentos  Letais Intencionais  nos municípios avaliados.

Os representantes do Tribunal de Justiça, juiz  criminal Fábio Falcão, do Ministério Público, promotor Pedro Maia, e da Defensoria Pública, Lucas Ressurreição, participaram da reunião e registraram as demandas de suas áreas, para providências conjuntas com a SSP. Ao fim da reunião,  o secretário Maurício Barbosa visitou as unidades policiais do município.