pseg 3

A cerimônia de formatura marcou a abertura do mercado de trabalho para 350 alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e ao Emprego (Pronatec) em Porto Seguro, no sul da Bahia, na noite desta quinta-feira (7). A solenidade, realizada no Centro de Convenções, teve as presenças do governador Rui Costa, da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, além de familiares e convidados.

Durante o evento, o governador anunciou o reforço na parceria com a criação de dois novos programas estaduais que serão lançados em breve: o Primeiro Estágio e o Primeiro Emprego. “Ano passado, foram 740 formandos. E hoje mais 350 receberam o certificado aqui em Porto Seguro. Temos que continuar garantindo oportunidades a esses jovens que se dedicam para entrar no mercado de trabalho”, disse Rui Costa. “A ideia é continuar esse trabalho, ajudando esse pessoal não só a se inserir no mercado, como a se tornarem empreendedores individuais”, completou a ministra.

Os jovens foram qualificados para atuar em áreas como turismo, serviços administrativos, informática e projetos sociais. Os cursos em Porto Seguro oferecem vagas para recepcionista em meios de hospedagem, auxiliar administrativo, montador e reparador de computadores, operador de computador, recepcionista, administrador de banco de dados, inglês básico, almoxarife e agente de projetos sociais.

Qualificação

pseg 2Graças ao curso de operadora de caixa, Joice Borges, 18 anos, ganhou a qualificação que faltava para conseguir o primeiro emprego. “Faz toda a diferença ter uma formação para estar mais preparada para o mercado de trabalho”. Para Sara Luz, 28, a capacitação já resultou em promoção de atendente de balcão para operadora de computador em um supermercado, com direito a carteira de trabalho assinada em pleno palco da formatura: “Eu jamais teria essa oportunidade sem o curso e agora vou continuar buscando algo melhor. Minha meta é fazer o curso de auxiliar administrativa”.

Parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), os cursos integram o Plano Brasil Sem Miséria, que coordena a oferta de vagas de qualificação profissional através do Pronatec. A Bahia alcança a marca de 125.813 matrículas, em 156 municípios, com 297 tipos de cursos. Salvador ocupa o 1º lugar entre as capitais brasileiras com o maior número de matrículas realizadas – cerca de 26 mil.

Inclusão Produtiva

psg 1Antes da formatura, Rui Costa visitou as instalações da Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB) e, em mais uma ação de geração de emprego e renda, participou da inauguração do Centro Público Municipal de Inclusão Produtiva – Casa do Trabalhador de Porto Seguro. Localizado no bairro Baianão, o serviço de intermediação de mão-de-obra e qualificação profissional estimula o aumento da produção no campo, gerando ocupação e renda e fortalecendo a agricultura familiar na região.

O centro também funciona como uma incubadora que fomenta e potencializa empreendimentos de Economia Solidária nas áreas de alimentos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), artesanato, reciclagem de resíduos sólidos e orgânico, e produção têxtil. (fotos: Manu Dias/GOVBA)