O governador Rui Costa lançou nesta segunda-feira (30/03) o Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. Os prefeitos assinaram um termo de compromisso com o Estado, reforçando o regime de colaboração para a melhoria da qualidade da educação. O programa envolve, ainda, educadores, estudantes, gestores, além de instituições públicas e privadas, universidades, empresas e, principalmente, as famílias.

 

Jabes Ribeiro IlheusO prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, falou sobre a importância do programa e como a iniciativa pode melhorar a educação no município. “Pacto é sempre algo importante porque significa juntar as pessoas, integrar as atividades, combinar os esforços, porque educação não tem outro caminho se não a união de todos para melhorarmos a qualidade da educação, o acesso das nossas crianças à escola. Por tanto, o governador Rui tomou uma providência absolutamente necessária para que possamos melhorar a realidade do nosso estado. Nós vamos contribuir com o que for necessário. Ao Plano Municipal de Educação vamos integrar com essa possibilidade que o Estado abre para podermos avançar”, afirmou.

 

Claudevane Leite Itabuna 3O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, falou sobre a importância do Pacto. “Estamos muito felizes porque o governador Rui Costa vem cumprindo aquilo que trabalhou em campanha. Por isso, o Pacto é muito importante para a Bahia e com certeza para Itabuna que vem apresentando um histórico no índice de violência e acreditamos que com mais investimento em educação vamos alterar essa situação,” afirmou.

O governador Rui Costa disse que o Pacto pela Educação começa a ser executado, a partir desta segunda-feira, com o compromisso firmado entre o Estado e as prefeituras. “O que queremos, prioritariamente, é reforçar o regime de colaboração com os municípios para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade”, explica, justificando que “todos sabemos que alfabetizar a criança na idade certa, ate o 3º ano do ensino fundamental, com letramento em língua portuguesa e matemática, é uma garantia de sucesso no seu percurso escolar”.

 

O programa também tem como meta assegurar todas as crianças e todos os jovens na escola, com desempenho adequado à sua série e com sucesso na trajetória escolar. “Vou fazer valer meu compromisso de campanha, com a garantia de Aula 100%, com professores e estudantes em sala de aula aprendendo, ensinando e compartilhando conhecimentos, assim como vou investir na construção do Currículo Bahia, que expresse as singularidades e as diversidades da cultura do nosso Estado”, destaca o governador.