andreia mendonça“Feliz por mais uma etapa concluída com muito amor, esforço e trabalho”. É assim que a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Andrea Mendonça, define os onze meses em que esteve à frente da Secti. Com a missão chegando ao fim, a pedetista aproveita para agradecer, além de listar projetos importantes que tocou durante o período, como o Banda Larga Para Todos, que vai permitir uma rede de alta velocidade em toda a Bahia, integrando o estado em todas as suas regiões.

 

A secretária, que desde maio fez diversas visitas aos ministérios da Comunicação e o da Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília, explica o projeto, o qual considera o principal legado da sua gestão. “Esse projeto viabilizou levar uma rede de alta velocidade para toda a Bahia, em parceira com as universidades, utilizando, inclusive, as estruturas já existentes da Ferrovia Oeste Leste, da Telebras, nas linhas de transmissão da represa de Sobradinho até o Oeste da Bahia, e da Coelba, na cooperação de utilização dos seus postes”, destacou.

Andrea apresentou o projeto em despacho, na Governadoria, com o governador Jaques Wagner, que se mostrou entusiasmado e pediu que tocasse em frente. A ideia também foi apresentada pela secretária ao Conselho da Prodeb, quando recebeu o nome de Infovia. “Tenho certeza que projetos como este, uma luta nossa, ajudaram a transformar a Secti numa unidade de excelência, não à toa que o governador eleito tem citado reiteradas vezes a secretaria e este projeto”, comemorou.

 

Outros projetos também foram citados pela gestora. “Escrevemos, em conjunto com os mais renomados técnicos da Consecti, o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação do Nordeste (2014/2034), demos continuidade à segunda fase da implantação do Parque Tecnológico da Bahia, no espaço do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Ceped), com início da implantação e construção dos laboratórios compartilhados nas linhas de Biotecnologia e Saúde, expandindo e interiorizando para todas as macrorregiões, concluímos o projeto de implantação dos núcleos municipais de Ciência e Tecnologia, a implantação dos kits de conectividade à internet dos Centros Digitais de Cidadania e, por fim, elaboramos a minuta da regulamentação da Lei Estadual de Inovação da Bahia”.

 

A toda equipe da Secti, ao governador Jaques Wagner e o seu partido, o PDT, na figura do presidente Félix Júnior, Andrea fez uma agradecimento especial pela confiança e apoio no trabalho. “O mês de dezembro vai passando e com ele essa gratificante missão termina, mas sempre com a certeza de que novos desafios estão por vir. Queria também agradecer ao Conselho Curador da Fapesb, ao senador Walter Pinheiro, aos amigos e minha família, principalmente meu pai Félix Mendonça, em quem sempre busco inspiração”, concluiu, desejando que o novo titular da pasta trilhe pelo caminho do desenvolvimento da Bahia.