Mutirão Pedro Augusto 2

Com mil voluntários e cerca de 15 mil pessoas atendidas, a 10ª edição do Mutirão do Diabético de Itabuna, realizado na sábado (15),  consolidou a cidade como a capital brasileira na prevenção da doença. Promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna, o mutirão teve exames do pé diabético e do fundo de olho no HOBR, com encaminhamento  das pessoas diagnosticadas com a doença para tratamento e cirurgia e ações de prevenção na Cidade do Diabetes, na Praça Rio Cachoeira.

Mutirão Pedro Augusto 1Nos estandes, os participantes realizaram exames de glicemia e pressão arterial e receberam informações sobre prevenção à cegueira, conscientização sobre doação de medula óssea, uso correto da insulina, nutrição, orientação bucal, acompanhamento psicológico, direitos do diabético, oficina do pé, tratamento do diabetes em casa e educação física. Uma das novidades de 2014 foi a realização do exame para detecção do câncer de próstata. Todos os atendimentos na área médica e de prevenção foram gratuitos.

 

EXEMPLO PARA O BRASIL

Mutirão Pedro Augusto 4Falando em nome dos demais diretores do Hospital de Olhos Beira Rio, Dr. Ronaldo Netto, Dr. Wandick Rosa e Dr. Vavel Andrade, o diretor geral Dr. Carlos Ernani, disse que “é com satisfação que chegamos à 10ª. edição do Mutirão, um exemplo de solidariedade, que se tornou possível graças ao envolvimento de toda a comunidade”. A presidente da Asdita. Dra. Marluce Leão destacou que “Itabuna tem hoje um olhar especial para a questão da prevenção do diabetes, um trabalho que precisamos manter todos os dias do ano”.

 

Mutirão Pedro Augusto 5O Dr. Rubens Belfort Neto, médico oftalmologista, chefe do setor de oncologia ocular da Universidade Federal de São Paulo, que veio a Itabuna especialmente para participar do Mutirão, declarou que “o Dr. Rafael Andrade plantou uma semente que hoje colhe os frutos, mostrando para todo o Brasil que é possível prevenir o diabetes, uma doença que precisa ser rapidamente diagnosticada e orientando os pacientes a levar uma vida saudável”.

 

“É importante a participação da Uesc de instituições de ensino como a Unime e a FTC, que envolve estudantes e professores da área de saúde num projeto que tem o foco na prevenção e na qualidade de vida”, ressaltou a reitora da Uesc, Adélia Pinheiro. O Dr. Arnaldo Bordon, diretor da Associação Brasileira do Diabetes, “ao envolver o poder público, a iniciativa privada e a sociedade organizada, Itabuna dá uma exemplo para todo o Brasil de que é possível prevenir o diabetes antes que a doença cause danos irreversíveis”.

 

Mutirão Pedro Augusto 6O vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Junior, que representou o prefeito Claudevane Leite, disse que “o Mutirão do Diabético é um importante porque complemente as ações da administração municipal na busca pela qualidade da saúde pública e é também um exemplo positivo da cidade para todo o Brasil”. Coordenador e idealizador do Mutirão, o Dr. Rafael Andrade, destacou que “há dez anos começamos o projeto com 200 atendimentos e hoje chegamos a 15 mil atendimentos, isso só se tornou possível porque a Itabuna Essa união mostra que, juntos, podemos construir uma cidade melhor”.

Mutirão Pedro Augusto 3O Mutirão do Diabético foi encerrado com uma apresentação ao vivo do programa Balança Geral, na TV Cabrália/Rede Record, com apresentação de Tom Ribeiro e shows com as bandas Lordão e Vingadoras e o cantor Tatau, da Banda Araketu. Milhares de balões azuis tomaram os céus de Itabuna, simbolizando a cor da união, voluntariado e solidariedade na prevenção do diabetes. (fotos: Pedro Augusto)