Em parceria com diversos órgãos, entidades e instituições, a Prefeitura de Ilhéus trabalha para incrementar o processo de geração de emprego e renda no município com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Além de atuar de forma intensa na atração de novas empresas, o governo municipal investe na capacitação profissional e na inserção de mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Um dos principais instrumentos de capacitação profissional utilizados pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), é o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), criado e desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). Desde 2012, quando o trabalho foi iniciado no município, 3.738 alunos já foram matriculados no programa.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, lembra que, no primeiro semestre deste ano, o Ifba (Instituto Federal da Bahia), por meio do Pronatec, ofereceu 1.110 vagas, distribuídas em 32 cursos. Segundo ele, 17 modalidades foram realizadas na Escola Municipal Heitor Dias, na Avenida Canavieiras, e 15 foram executadas na unidade do Ifba em Ilhéus, localizada na Rodovia Jorge Amado (BR-415). Por outro lado, prossegue o secretário, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) conseguiu montar 17 turmas (520 inscritos) enquanto que o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) formatou duas turmas com 15 vagas cada uma (e 29 inscritos).

pronatec

Jamil Ocké informa que, neste segundo semestre de 2014, o Pronatec em Ilhéus trabalha com duas turmas do If baiano (Instituto Federal Baiano) que oferta 30 vagas cada uma, com um total de 60 inscritos. Já o Ifba foi aberto com cinco cursos do Pronatec/BSM (Brasil Sem Miséria) e dois cursos do Pronatec/Mulheres Mil. Por fim, o Senai disponibilizou apenas um curso.

A coordenadora e interlocutora do Pronatec em Ilhéus, Cristiane Almeida, acrescenta que a proposta central do programa é ofertar cursos gratuitos de qualificação profissional (ou de formação inicial e continuada) para pessoas que, de preferência, estejam inscritas ou em processo de inclusão no CAD Único (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). “O esforço é para que parte dos inscritos seja favorecida, por exemplo, pelo BPC, Benefício de Prestação Continuada, ou por programas como o Bolsa Família, visando o abandono de situações de vulnerabilidade e, por via de conseqüência, a conquista de autonomia pessoal e financeira”, comenta.

Entre os cursos ofertados pelo Pronatec, destacam-se os de Identificador Florestal, Montador e Reparador de Computador, Instalador e Reparador de Computador, Produção de Doces em Compotas, Agente cultural, Agente de Proteção Social e Operador de Supermercado, entre outros.