galinhasTécnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vão efetuar visitas supervisionadas às famílias de agricultores familiares beneficiadas com as Unidades de Aprendizagem (UAs) do Plano Brasil Sem Miséria. Famílias de oito municípios baianos, que compõem o Território Velho Chico, receberão os técnicos entre os dias 20 e 24 de outubro.

As famílias são visitadas a partir de identificações específicas. “Este acompanhamento tem como objetivo verificar o atual estágio da agropecuária a partir do que foi investido junto aos agricultores”, explica Samuel Feldman, Coordenador Estadual do Plano Brasil Sem Miséria pela EBDA, acrescentando que as escolhas das famílias para a visita é feita aleatoriamente.

Aproximadamente, duas mil famílias do Território Velho Chico já foram beneficiadas com UAs. Os agricultores a serem visitados são os beneficiados com as Unidades de Aprendizagem de Galinha Caipira, Caprinocultura, Reserva Estratégica, Fruticultura e Mandiocultura dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Igaporã, Matina, Sitio do Mato, Riacho de Santana, Oliveira dos brejinhos e Paratinga.

As Unidades de Aprendizagem são tecnologias sociais voltadas para a produção agrícola e a criação de animais que intensificam a produção de conhecimento para as famílias beneficiadas pelo Plano Brasil Sem Miséria.

Na Bahia, mais de oito mil famílias já foram beneficiadas com o Plano Brasil Sem Miséria, que é direcionado aos brasileiros cuja renda per capita é de até R$ 77,00. A meta do plano é aumentar a capacidade produtiva das famílias rurais em situação de extrema pobreza, com o apoio de assistência técnica e ações de acesso aos mercados para os produtos dessas famílias.