eduardo-salles“Quando secretário estadual da Agricultura, lutamos muito para garantir os recursos, mas valeu a pena e agora a Bahia está ganhando mais 13 novos frigoríficos, equipamentos que vão combater o abate clandestino e garantir carne saudável para a população”. Assim disse o ex-secretário da Agricultura e candidato a deputado estadual, Eduardo Salles, destacando que já foram assinadas as ordem de serviço para construção de nove frigoríficos com capacidade para abate de 30/100 animais dias, nos municípios de Araci, Valente, Itaberaba, Barra, Santa Rita de Cássia, Paramirim, Medeiros Neto, Itanhém e Iguaí, e que as obras já foram iniciadas na maioria desses locais. Além dos municípios citados, os novos abatedouros vão atender também as demandas das cidades circunvizinhas, alcançando cerca de 20 outros municípios.

Eduardo Salles destaca que essas novas unidades somam-se às de Morro do Chapéu e Bom Jesus da Lapa, que também estão em processo de construção e com as obras bastante avançadas, e às de Valença e Remanso, cujas licitações já foram realizadas estando sendo finalizadas questões burocráticas para contratação das empresas vencedoras. Estas unidades também são modulares, com capacidade para abate de 100 animais/dia. A Bahia possui hoje 33 frigoríficos e mais 20 estão em processo de construção (esses 13 de iniciativa do Estado e mais sete da iniciativa privada).

Eduardo Salles lembra que “a luta pela realização desta obra durou três anos, mas valeu à pena. Esse era o desejo desses municípios, que agora está sendo realizado. Quem ganha com isso é a população”. Eduardo Salles destaca o aspecto social dessa iniciativa, afirmando ainda que “estamos criando condições para que o pequeno produtor tenha como e onde abater seus animais, com segurança sanitária, e ao mesmo tempo garantindo a saúde da população e o combate ao abate clandestino”.