rui debate

No debate entre os candidatos ao governo da Bahia na TV Record, Rui Costa afirmou que a valorização do servidor público é fundamental para o desenvolvimento do estado, por isso, em sua gestão, irá até o limite máximo do orçamento, permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, para isso.

 

“Este não é um discurso de campanha, mas uma prática que levarei do governo de Jaques Wagner. Na atual gestao o funcionalismo público teve ganhos de 50% em média na Educação, Saúde e Segurança Pública”, contabilizou. “Farei novos concursos públicos para contratar policiais e estabelecerei indicadores de produtividade, com metas para cada área, premiando o servidor que melhor atender aos parâmetros de qualidade no serviço público”.

 

Provocado sobre o pagamento da URV, que foi judicializado no governo passado, o candidato da coligação Pra Bahia Mudar Mais foi taxativo: “Vamos procurar o Judiciários e conseguir uma decisão definitiva para o pagamento aos servidores”. Para Rui, o debate entre candidatos é positivo porque mostra quem tem propostas que podem de fato garantir o desenvolvimento da Bahia e de seu povo.

 

O tema Educação foi direcionado para resposta do candidato petista e mais uma vez ele disse que avançará para muito além do que Jaques Wagner conseguiu.. “Quando assumiu, em 2007, existiam apenas 4 mil vagas em cursos técnicos na Bahia. Wagner conseguiu ampliar para 70 mil vagas e eu, com apoio da presidente Dilma, multiplicarei esse número. A Bahia até o final dos meus quatro anos de governo,  terá 150 mil matriculas em cursos profissionalizantes”., afirmou.

 

Além de dobrar o número de matriculas Rui disse que vai garantir estágio para os estudantes, em parceria com as empresas que têm contrato com o Estado e com as que recebem incentivos ficais. Para ele, mais que cuidar das escolas do ensino médio, o Estado deve estabelecer parcerias com as prefeituras, para que a criança construa boa bases de aprendizado desde a creche, para quando chegar ao ensino médio tenha condições para melhor aproveitamento. “É preciso incentivar a parceria família e escola e motivar os professores”.

 

Rui criticou a gestão do ex-governador por não ter investido em projetos de infraestrutura e mobilidade, nem na capital, nem no interior. “Só em Salvador, o governo de Wagner, em parceria com a União, está investindo R$ 8,5 bilhões em obras de mobilidade. A Ferrovia Oeste Leste, que o ex-governador disse que não faria porque era um sonho, já está com 30% das obras prontas e emprega 12 mil pessoas nos canteiros de obras. O Porto Sul recebeu a Licença de Instalação e eu vou construí-lo”, afirmou. “Wagner fez o maior programa de recuperação de estradas da história da Bahia. Foram 8 mil quilômetros. Investiu-se na reforma e construção de aeroportos, como o de Ilhéus; na duplicação das BRs 101 e 116, além de colocar o metrô para rodar. Em 2017, Salvador terá 41 quilômetros de metrô, integrado ao sistema VLT do Subúrbio, que substituirá os trens e chegará até a Estação da Lapa e o Município de Alagoinhas”.