porto sul blog

A concessão  pelo Ibama da Licença de Instalação (LI), que permite a construção do Porto Sul, em Ilhéus, foi recebida com entusiasmo por lideranças empresariais e representantes políticos do Sul do Estado, que ressaltam a importância do empreendimento do Governo do Estado para a retomada do desenvolvimento regional.

A construção do Porto Sul terá investimentos de R$ 5,6 bilhões e faz parte do Complexo Intermodal que inclui a construção da Ferrovia Oeste-Leste, já em obras, e de um aeroporto internacional em Ilhéus, formando  um dos mais modernos complexos logísticos do país. A previsão é que a construção completa dure até cinco anos, iniciando, em primeira fase, com o processo de desapropriação, reassentamento e instalação de canteiros em terra.

jabesO prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, ressalta que a Licença de Instalação (LI) “confirma o vetor de desenvolvimento do município, ampliando o conjunto de intervenções estruturais nas esferas de governo e o setor privado”. Para o gestor, “o complexo intermodal, sem dúvida, vai mudar a nossa realidade, a nossa matriz industrial, a nossa possibilidade de gerar emprego, renda e oportunidades para todos. Isso é uma realidade”.

Claudevane Leite Itabuna 3Para o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite,  “o Porto Sul integra uma série de ações com a Ferrovia Oeste Leste, o novo aeroporto de Ilhéus e a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna, que permitem vislumbrar significativos avanços socioeconômicos no município”. “Itabuna pela sua localização privilegiada será o Polo de Logística desses empreendimentos, com a atração de investimentos que vão resultar na ampliação da geração de emprego e renda”.

ed ferreiraO diretor ambiental do  Comitê de Entidades Sociais em Defesa de Ilhéus (Coeso), Ed Ferreira, destaca que a liberação da Licença de Instalação do Porto Su, pelo Ibama, “é um exemplo do compromisso do Governo da Bahia com a região e demonstra toda a transparência do processo de implantação do projeto”. Ele lembra que “foram realizadas audiências públicas do Ibama em todas as cidades da área de influência do porto, com a participação de dez mil pessoas”.

liberioLibério Menezes, operador portuário em Ilhéus, ressalta que “o Porto Sul é uma obra fundamental para o desenvolvimento do Sul da Bahia, porque trata-se de um projeto capaz de atrair vários empreendimentos no seu entorno”. “A Licença de Instalação concedida pelo Ibama é um passo importante e esperamos que as obras sejam iniciadas, porque nossa região tem muito a ganhar com o porto e também com a ferrovia”, diz Libério.

niltoncruz“Após a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia, a licença do Ibama é mais uma grande conquista para a região, já que o Porto Sul, aliado à Ferrovia Oeste Leste, mudará positivamente o perfil da região, que deixará de depender da monocultura do cacau e passará por um expressivo processo de industrialização sem descuidar das questões ambientais”. Essa é a opinião do presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Nilton Cruz. “Muitos empresários tem procurado a ACI para investir em Ilhéus e com o início da construção do Porto Sul a cidade já sentirá os impactos com a chegada de novas empresas”, destaca Nilton.

hans 2O hoteleiro Hanns Schaeppi, 84 anos, fundador da Associação de Turismo de Ilhéus, afirma que “o porto vai trazer novas oportunidades para a cidade, que estagnou por conta da crise na lavoura cacaueira, alavancando setores como a indústria e  o turismo, que depende muito do período de férias no Sul do País, e pode crescer com o setor de negócios”.