Geraldo Simões

 

geraldo simões no congresso nacional 2O Sul da Bahia vive um momento  histórico  com duas importantes conquistas: o início das atividades da Universidade Federal da Bahia no campus Jorge Amado, em Itabuna, que também é a sede da reitoria; e o anuncio, pelo ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos e pelo governador Jaques Wagner, da licitação para a realização das obras de duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna.

A Universidade Federal do Sul da Bahia começou a ganhar corpo em 2002, como prefeito de Itabuna,  solicitamos ao então presidente Lula a implantação de uma universidade federal em Itabuna.

Em 2004, chegou a se ventilar a implantação de um campi da Universidade Federal da Bahia (Ufba), como foi eleito outro candidato, este não se interessou pela proposta.

Como deputado federal, tão  logo tomamos conhecimento de que a presidenta Dilma Rousseff pretendia implantar uma universidade federal no Sul da Bahia, iniciamos uma mobilização junto à bancada baiana no Congresso Nacional  para  a universidade tivesse a reitoria e campus principal em Itabuna.

O então ministro da Educação, Aloisio Mercadante, chegou a anunciar, num encontro de reitores, que a reitoria da Ufesba seria em Porto Seguro. Fizemos gestões junto ao ex presidente Lula e à presidente Dilma e ao governador Jaques Wagner para que Itabuna ficasse com a reitoria, o que de fato aconteceu.

Participamos na Câmara dos Deputados e acompanhamos no Senado, de todo processo que culminou na sanção da presidente Dilma, criando a universidade que hoje dá seus primeiros passos e que certamente se   consolidará como umas das principais instituições de ensino superior do pais, beneficiando milhares de jovens sul baianos e criando em torno de si toda uma cadeia que impulsiona a economia nas cidades em que ela está inserida.

A duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna é a consolidação de um sonho de várias décadas e terá impacto positivo nas duas maiores cidades do Sul da Bahia, que longe de serem rivais, se completam em suas atividades socioeconômicas e em suas potencialidades

Desde nosso mandato como deputado estadual na década de 90, como líder da bancada do PT, trabalhamos por essa obra. Mas, infelizmente, apesar de sucessivas promessas,  ignorada pelos sucessivos governos calistas, incapazes de compreender a importância da duplicação e de retribuir o muito que essa região contribuiu com o estado nos tempos em que o cacau era a base da economia baiana.

Como deputado federal, em 2010 e 2011, conseguimos mobilizar a bancada baiana no Congresso Nacional e inserir uma emenda com recursos para a duplicação da rodovia. Embora os recursos estivessem disponíveis, a obra se atrasou por conta dos entraves ambientais, a exemplo do que ocorreu com outro projeto importante, o Porto Sul.

Graças ao empenho do governador Jaques Wagner a obra foi incluída no PAC e teve o projeto técnico e a licença ambiental aprovados. Um convênio com o  Denit, celebrado entre o Governo Federal e o Governo da Bahia, permitirá que a duplicação seja feita pelo Derba, com inicio das obras previsto para 45 dias.

Temos a certeza de que a Universidade Federal do Sul da Bahia e o duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna, aliados à construção da Ferrovia Oeste Leste e do Porto Sul, além de outras ações do Governo Federal e do Governo da Bahia, dão um novo impulso ao processo de retomada do desenvolvimento regional, num ciclo sustentável e duradouro.

Dai a necessidade de manter o projeto que tanto tem feito o Brasil e a Bahia avançarem, não permitindo o retrocesso. Dilma Rousseff e  Rui Costa  são a garantia de que todas essas ações se concretizem e que novos empreendimentos sejam atraídos para o Sul da Bahia, gerando emprego, renda e qualidade de vida para a nossa gente.

 Geraldo Simões é deputado federal