roboticaO III Campeonato de Robótica LEGO® acontece neste sábado (30), no Parque Tecnológico da Bahia, das 9h às 17h. O evento, que tem entrada gratuita, é uma prévia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em outubro. Na programação, a abertura dos stands para visitação será às 9h. As competições robóticas acontecerão às 11h e 14h, e a premiação está marcada às 16h30.

Com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti, a competição vai abordar o tema Cidade Sustentável, onde cerca de 20 instituições de ensino da capital, região metropolitana e interior da Bahia, irão apresentar soluções sustentáveis para cada cidade escolhida.

As etapas da competição consistem na pesquisa para identificar os principais problemas que afetam a sociedade, com o intuito de propor soluções inovadoras e de compartilhar as ideias. Depois, cada equipe deverá desenvolver um robô autônomo capaz de realizar tarefas específicas no tempo máximo de 2 minutos e meio.

O Campeonato visa desafiar os jovens de 09 a 16 anos a desenvolverem soluções criativas e inovadoras para problemas reais através da robótica, visando envolvê-los no mundo da ciência e da tecnologia, encorajando a comunidade e escola na preparação dos líderes e empreendedores do futuro.