jac O grupo chinês JAC Motors negou nesta quinta-feira, 31, a intenção de transferir a fábrica que será implantada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), para o Rio de Janeiro.

A notícia foi divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo. De acordo com a reportagem, a empresa “chegou a cogitar uma unidade no Rio só para caminhões, mas a negociação avançou para a transferência completa da linha de produção, incluindo a de automóveis”.

Por meio de comunicado, a JAC negou que “qualquer intenção de alterar a localização de sua planta industrial, lembrando que todas as etapas de terraplenagem já foram concluídas no terreno de Camaçari, BA, e as obras civis estão previstas para serem iniciadas em outubro”.

Leia a íntegra da nota:

* Membros da JAC Motors chinesa realizaram, entre os meses de maio e junho, reuniões de trabalho com representantes de governos estaduais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro para eventual instalação de uma planta industrial de Caminhões Pesados.
*  Essas reuniões foram efetuadas por executivos da matriz da JAC Motors, da China, e não envolveram o Grupo SHC, importador brasileiro e representante da marca para automóveis de passeio e comerciais leves no Brasil.
*  Não há conclusões a respeito da viabilidade dessa planta de Caminhões Pesados. A JAC Motors China está levantando dados de mercado e estudando a possibilidade de instalação. Mas, reiteradamente, não há uma conclusão a respeito disso.
*  Essa iniciativa da JAC Motors China (Divisão de Caminhões Pesados) em se reunir com governos estaduais não possui relação com a planta industrial já anunciada pela empresa, que envolve, como sócios, a própria JAC Motors China (Divisão de Automóveis), com 66% do investimento, e o Grupo SHC (34%).
*  O Grupo SHC nega qualquer intenção de alterar a localização de sua planta industrial, lembrando que todas as etapas de terraplenagem já foram concluídas no terreno de Camaçari, BA, e as obras civis estão previstas para serem iniciadas em outubro