weber 3Uma das mais tradicionais cachaças de alambique do Rio Grande do Sul – a Velho Pescador – é agora da Weber Haus. A marca foi adquirida pela cachaçaria gaúcha, de Ivoti (RS), junto com os demais rótulos da legendária Fazenda Maribo, de Osório (RS). Entre elas, destacam-se as cachaças 30 Luas e a Santa Martha (Prata e Envelhecida em Grapia), esta última produzida pela primeira destilaria e cachaçaria do Sul do País, de 1828, com o mesmo nome. O valor da transação não foi revelado devido a uma cláusula contratual. Esta é a primeira vez que uma cachaçaria artesanal compra as marcas de outra, já que o normal são grandes empresas adquirirem alambiques familiares.

Segundo o diretor Evandro Weber, a compra foi feita para preservar a história da cachaça gaúcha. Ele revela que um grupo mineiro estava em negociação com os proprietários da Fazenda Maribo. “Além de manter a memória da cachaça gaúcha, temos um grande interesse comercial nessas marcas consagradas e conhecidas em todo o país”, afirma. Evandro Weber estima um faturamento 10% superior em 2015 com a comercialização dos rótulos da Fazenda Maribo. “Só este ano devemos ter um incremento de 5% com a inclusão destas marcas no nosso portfólio”, informa.

WeberHausA Velho Pescador foi pioneira no RS e no Brasil a usar embalagens diferenciadas e no esmero com a qualidade das cachaças elaboradas. “O trabalho que realizamos na Weber Haus, de escolher garrafas de cachaça com design, foi inspirado na Fazenda Maribo”, conta Evandro. “Sempre acompanhei e fui um admirador do trabalho desenvolvido por eles, tanto que a nossa filosofia sempre foi semelhante”, acrescenta.

A estratégia é unir a Velho Pescador e a Santa Martha às marcas da Weber Haus. Elas ficarão numa posição intermediária, entre a linha Weber Haus e a Lundu. As novidades serão o relançamento no mercado das marcas Antiqua e 30 Luas.

História
weber 1
Marcelo Borsato, o patriarca, criou a Fazenda Maribo, em 1985, em homenagem a sua esposa, Mari Milani. O nome veio da união de Mari com as iniciais do seu sobrenome. Instalada no litoral norte do RS, em Osório, o “Armazém da Fazenda Maribo” fez a fama das cachaças Velho Pescador e Santa Martha, pois recebia muitos turistas e clientes a procura de produtos artesanais elaborados na própria fazenda, como geleias finas, pães, cucas, massas, salame, queijos e licores, entre outros. Foi assim que a boa reputação das cachaças da Fazenda Maribo ganhou, paulatinamente, todo o país.

Veja  as cinco marcas e os oito tipos de cachaças da Família Maribo adquiridas pela Weber Haus

Velho Pescador Ouro, envelhecida 1 ano e meio em carvalho; Velho Pescador Extra Premium, cinco anos em carvalho; Velho Pescador Prata; Santa Martha Prata; Santa Martha envelhecida em Grapia; 30 Luas, envelhecida de 30 luas (2,5 anos e meio); Antiqua; Old Fischerman.