rui costaO Sul da Bahia pontua com muita força em projetos e ações constantes do Programa de Governo Participativo (PGP) de Rui Costa, candidato a governador da coligação Pra Bahia Mudar Mais, devido à importância socioeconômica da região e o seu papel fundamental para alavancar o desenvolvimento econômico em todo o Estado. “Não podemos esquecer que o sul da Bahia, especialmente a região cacaueira, foi um dos principais sustentáculos, se não o principal, da economia baiana durante o período áureo da lavoura cacaueira, além de todo o seu peso na cultura baiana. E, agora, graças à série de grandes investimentos já em implantação e aos projetos que fazem parte do nosso programa de governo, nós já estamos trabalhando para levar o sul a entrar num novo ciclo virtuoso de desenvolvimento”, afirma Rui Costa.

Durante o governo Jaques Wagner, a região sul sempre foi encarada como uma das prioridades para a implementação de obras estruturantes a exemplo de alguns projetos já em andamento, como é o caso da segunda ponte entre o centro de Ilhéus e o bairro do Pontal, que facilitará a ligação dos municípios do litoral sul à BR-101 e à Região Metropolitana de Salvador. Também com recursos obtidos pelo governo estadual já foi licitado o projeto de implantação do novo Hospital Regional, o Hospital Costa do Cacau, na região do Banco da Vitória, bairro de Ilhéus. Outra obra essencial para a região, já em andamento, e cuja conclusão é uma das prioridades de Rui Costa, é a barragem do Rio Colônia, para regularizar de vez o problema de abastecimento de Itabuna.

Além dessas obras, o sul da Bahia está recebendo grandes investimentos do governo federal, conseguidos por meio da ação do governador Jaques Wagner, como o Complexo Intermodal do Porto Sul, que, juntamente com a chegada dos trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), vai transformar Ilhéus em um dos maiores polos de exportação de minérios, frutas e grãos do Brasil. A FIOL já está em pleno processo de implantação, enquanto o Porto Sul já obteve o licenciamento ambiental e está em fase final de licitação para definir a composição acionária de seus controladores para ter a parte física de suas obras iniciada. Integrando aquela estrutura logística estão aprovadas e necessitando detalhes finais para ter inicio as obras do novo aeroporto de Ilhéus (que será alfandegado) e a duplicação da rodovia BR-415, entre Ilhéus e Itabuna.

Dentro das propostas do PGP para a região sul também consta o investimento na consolidação e beneficiamento do Polo de Informática de Ilhéus, que já deverá ganhar um impulso natural com a nova dinâmica econômica da região, em especial pela implantação do novo aeroporto para passageiros e carga.

CACAUICULTURA

A preocupação com aquela que já foi a maior fonte de riqueza da região e da Bahia, a cacauicultura, também integra as proposições de Rui Costa para o sul do Estado. Assim é que, ao lado das novas economias alavancadas pelo investimento na infraestrutura, a atividade cacaueira receberá um novo impulso na região, com a regulamentação do manejo de cabruca que viabilizará o aumento da produtividade de cacau em até 200%, tornando a cacauicultura economicamente sustentável. Este manejo fomentará o aumento da área com o cultivo do cacau cabruca, gerando trabalho e renda para as famílias envolvidas com a atividade.

Com o manejo sustentável da cabruca em mais de 500 mil hectares da área haverá o fortalecimento da economia madeireira sustentável de alto valor agregado, que viabilizará o desenvolvimento de um polo moveleiro, incrementará a indústria naval e outras atividades vinculadas ao uso da madeira. O investimento no fortalecimento desta atividade agroflorestal, contribuirá decisivamente para um novo ciclo de desenvolvimento sustentável na região.