pataxós 1

Não foram só as belas paisagens baianas que chamaram a atenção da Seleção da Alemanha que ficou hospedada em Santa Cruz Cabrália durante a Copa do Mundo. Os alemães também ficaram encantados com a cultura indígena e, por isso, convidaram os índios para irem à Europa. “Fomos avisados que os alemães têm interesse em levar quatro lideranças ao governo da Alemanha para que eles possam entender e acompanhar melhor a situação do nosso território, da saúde e da educação e, junto com o governo brasileiro, proporcionar benefícios para a nossa comunidade. Já pediram nossos documentos. Essa parceria está sendo muito importante”, contou o coordenador do Movimento Indígena da Bahia, Zeca Pataxó.

pataxós 3O contato intenso com a comunidade do povoado de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, sensibilizou os alemães que deixaram diversos legados para os moradores. O cacique Piki Pataxó, uma das lideranças indígenas da região, falou sobre as contribuições deixadas pelos estrangeiros. “Ganhamos dois presentes: a divulgação de Santa Cruz Cabrália, que hoje está conhecida no mundo inteiro, e o veículo para prestar apoio à saúde da nossa aldeia”, disse o cacique que ficou conhecido por liderar a “dança dos guerreiros” apresentada à seleção alemã e reproduzida pelos atletas após a conquista do tetracampeonato.


O legado dos alemães não ficou restrito à saúde. Os atletas visitaram também a Escola Municipal Santo André quando, na oportunidade, doaram uma camisa autografada pelo time e sete bicicletas. De acordo com a secretária da diretoria, Elisabete da Luz, a camisa já está em São Paulo para ser leiloada. “O dinheiro [arrecadado com o leilão] será revertido para a compra de material escolar. As bicicletas serão vendidas ou leiloadas para ajudar nos projetos sociais de Santo André”. A secretária informou ainda que o colégio também receberá recursos da seleção alemã para que, duas vezes por semana, os 72 alunos tenham atividades pedagógicas e recreativas nos dois turnos, por meio do projeto Sonho de Crianças 2014..

pataxós 2Para estimular a prática de esporte dos moradores de Santo André, os alemães estão construindo um campo de futebol que ficará à disposição dos atletas amadores. A obra está em fase de conclusão e mais da metade da grama já foi plantada. O estudante Welington Ramos é um dos jovens que aproveitam as horas livres para “bater o baba” na comunidade. “Esse campo vai ser bom pra gente. Antigamente tinha um campo que não dava nem pra definir onde era mato ou barro. Vão abrir treinos para criança e para adolescentes que não tinha [antes], além dos adultos que já jogavam aqui”.

Ainda na área esportiva, o Campo Bahia, local onde a seleção campeã da Copa 2014 treinou, deve ser utilizado para preparação de equipes. “A empresa está pensando em fazer deste campo um centro de treinamento para futuros times ou seleções”, explicou o engenheiro da obra, Mário Assis.

Já o local onde os alemães ficaram hospedados servirá para incrementar ainda mais o turismo na região, já que será a mais nova opção de hospedagem na Costa do Descobrimento.”O resort está aberto para pessoas que querem ficar em lugar pequeno, mas luxuoso. É possível alugar casas ou quartos”, explica Jakub Halicki, diretor do empreendimento.