exerciMenos da metade da população brasileira pratica alguma atividade física, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, número esse abaixo do esperado por especialistas. Segundo os dados dessa pesquisa, pessoas que possuem mais de 12 anos de estudo que praticam algum tipo de atividade física nos tempos livres, representam 45% da população, na redução de anos de estudo para 8, a porcentagem cai para 21%.

Segundo especialistas, uma boa atividade física é tão importante quanto uma alimentação saudável para aumentar o índice de qualidade de vida da população. Mesmo que não haja restrição para iniciar a prática, é importante que as atividades sejam realizadas com a supervisão de um profissional especializado, para que seja feita uma adaptação ao ritmo da pessoa, sem exageros. Dessa forma, serão obtidos todos os benefícios, sem trazer nenhum risco à saúde.

Os benefícios da atividade física para a saúde são inúmeros, e dentre eles está a queima de calorias, que contribui para manter ou reduzir o peso, caso necessário. “Se você não puder realizar um treino real, você pode aumentar o nível de atividade durante todo o dia de forma simples, adotando hábitos como o de utilizar escadas ao invés do elevador”, comenta Dr. Ricardo Cordeiro de Almeida (CRM 11865), ortopedista da COTEF, clínica especializada em ortopedia e traumatologia de Itabuna.

]Mais benefícios

 Além disso, sair do estágio de sedentarismo e buscar uma atividade física regular aliada a uma boa alimentação não fortalece somente músculos e ossos, também combate muitas doenças cardiovasculares, diminuindo o “mau” colesterol, “na verdade, a atividade física regular pode ajudar a prevenir ou controlar uma série de problemas e preocupações com a saúde, incluindo acidente vascular cerebral, artrites e quedas”, explica Dr. Ricardo.

O aumento de energia e melhora de humor, são características adquiridas durante a execução da atividade, sem esquecer que, como o indivíduo conseguirá relaxar com maior facilidade, fugir do sedentarismo também traz uma melhor qualidade de sono.

A prática regular oferece a possibilidade de desfrutar de uma atividade prazerosa ao ar livre, “o conselho é encontrar uma prática que agrade, e praticá-la, seja com amigos, família ou até mesmo sozinho, mas sempre seguindo orientações do especialista”, finaliza Ricardo.