WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

maio 2014
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


Cabruca vai injetar R$ 3 bilhões na economia regional

cacau cabrucaO secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugenio Spengler, participou de um evento sobre a revitalização da Bacia do Rio Cachoeira e confirmou que o governador Jaques Wagner assina no próximo dia 29 o decreto que vai regulamentar o sistema cabruca, dentro da Lei Ambiental da Bahia.  A regulamentação vai  tipificar a cabruca, tradicional sistema de produção de cacau no sul da Bahia, que alia o cultivo intensivo à conservação ambiental.

Splenger revelou ainda que a projeção inicial de que o manejo de cacau cabruca vai injetar 3 bilhões de reais na economia regional, através da comercialização de madeira.

A classificação da cabruca como sistema agrossilvicultural vai permitir que o  produtor realize  um manejo de sombra nas plantações, garantindo maior entrada de luz e ampliar a produtividade da lavoura cacaueira.

A Ceplac mantém projeto experimental de produção sustentável no município de Barro Preto, dentro da proposta de Conservação Produtiva do Cacau. Para o superintendente regional da Ceplac, Juvenal Maynart, “a regulamentação do sistema cabruca inicia um novo ciclo no processo produtivo do cacau e resgata  o braço economico da atividade com uma visão moderna de diversificação em florestas plantadas com imediata valorizaçao patrimonial imediata, dando capacidade de pagamento e garantia de novas operações de credito e recuperando a r a capacidade de investimento do produtor na recuperação e modernização da lavoura”.

 

1 resposta para “Cabruca vai injetar R$ 3 bilhões na economia regional”

  • Águido Muniz says:

    A região Cacaueira viverá uma nova era na sua história;não podemos deixar de lembrar todo o esforço das novas cabeças pensantes da instituição CEPLAC,na pessoa de Juvenal Maynart ,que junto com outros profissionais mostraram ao mundo na Rio + 20 a maior experiência de uma atividade agrícola no modelo de sustentabilidade almejada pela comunidade internacional e personificada e exemplificada no produtor de cacau e em nosso exemplo de mais de 250 anos do cacau cabruca no sul da Bahia.Vale lembrar também sua atuação na tarefa de delegar à sociedade civil organizada que através de suas representações,terminaram de arrematar pacificamente um entendimento que viabilizou o modelo de manejo da cabruca que passaremos a seguir à partir de agora!
    É um novo RENASCER!……de novo um novo eldorado!

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia