aftosa carneiroAlém de vacinar todo o rebanho bovino e bubalino contra a Febre Aftosa, até o dia 31 deste mês, o criador precisa, até o dia 15 de junho, declarar a aplicação da vacina e atualizar o cadastro da propriedade em um dos escritórios regionais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri). “Os altos índices vacinais atingidos nas campanhas contra a Febre Aftosa na Bahia são resultados das parcerias estabelecidas com associações, sindicatos, prefeituras municipais e a equipe da Adab”, afirmou o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, durante o lançamento oficial da campanha, realizado na manhã desta sexta-feira, no Parque de Exposições João Martins da Silva, em Feira de Santana. “Você está convocado para um jogo decisivo. É hora de mostrar nossa força no campo e manter o título de Zona Livre da Aftosa com Vacinação”, destaca o material promocional da campanha.
Ao presidir a cerimônia de lançamento oficial da campanha, o secretário Jairo Carneiro lembrou que o último de foco de Aftosa na Bahia ocorreu em 1997, no município de Jussari, destacando que em 2001, com reconhecimento internacional, a Bahia tornou-se livre da Aftosa, com vacinação. “Estamos completando 14 anos sem uma só ocorrência na Bahia”, comemora o secretário, lembrando que “temos alcançado índices superiores a 95% de cobertura vacinal, graças ao empenho do governo, através da Seagri/Adab, e do comprometimento dos criadores”. O rebanho bovino da Bahia é superior a 11 milhões de cabeças.
Em seu pronunciamento, Jairo Carneiro informou que a escolha de Feira de Santana para a realização da cerimônia de lançamento oficial ocorreu por ser o berço da pecuária, por representar desde a agricultura familiar até o agronegócio e por possuir uma agroindustrialização em pleno desenvolvimento como forma de contenção do êxodo rural. “A agropecuária é responsável por quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e o Estado possui 665 mil agricultores familiares cadastrados, por isso este lançamento representa a importância da defesa sanitária como alicerce para a agricultura e pecuária baiana e nacional”, informou Carneiro ao dizer ainda que se sente muito honrado, como feirense que é, por estar secretario neste primeiro lançamento após a posse.
Para o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, as atividades para garantir a sanidade do rebanho baiano vêm sendo consolidadas a cada ano, seja pelo governo do Estado, que desde 1968 vem fazendo defesa agropecuária, ou pelos criadores, que já entendem a atividade da Adab como um fundamento para o sucesso da pecuária. “Por isso, as nossas atividades, aliadas ao processo de modernização da pecuária, estão dando resultados positivos, respondendo aos desafios do setor”, disse Torres.
Uma homenagem especial foi feita ao pai do presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e vice-presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), João Martins da Silva Júnior, pelo apoio dado ao desenvolvimento da pecuária em Feira e região. O terreno do atual Parque de Exposições João Martins da Silva foi doado, pelo mesmo, para que o município passasse a ter um espaço para eventos agropecuários, que leva o seu nome. “O povo que não se lembra do passado e não reverencia sua história tem um futuro inconsistente”, agradeceu o filho, citando o amigo Pipiu Bernadino, como é popularmente conhecido, cujo pai também foi um dos precursores da pecuária em Feira. “Sou criador e luto para o desenvolvimento da pecuária, assim como cada um deve fazer na sua esfera”, completou o presidente.
A seca
Assim como a maioria dos municípios baianos, Feira de Santana também passou pela pior estiagem dos últimos 50 anos. E o desejo do presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins da Silva Júnior, “é que exista maior junção de forças para que nós, criadores, não fiquemos mais vulneráveis a seca”. Ele destacou que “mesmo em processo de reestruturação, os criadores vão continuar a apoiar as ações de defesa, vacinando seus animais, numa prova de união e esforço em prol da pecuária baiana”. João Martins ressaltou que os criadores já sabem que precisam vacinar, e para ele é uma obrigação vacinar o rebanho.
O secretário Jairo Carneiro finalizou a cerimônia informando que o governo do Estado não cruzou os braços diante do clamor geral gerado pelos efeitos da seca. “Por isso, está sendo elaborado um plano de convivência com a seca com uma série de medidas estruturante, de políticas públicas e extensão rural para o desenvolvimento sustentável do pequeno, médio e grande produtor”, esclareceu Carneiro, agradecendo a presença de todos, principalmente, da chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Eliana Boaventura, representando o secretário Wilson Brito, o secretário municipal de agricultura, Ozeny Moraes, representando o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, além do fiscal federal agropecuário Argeu Bruni, que representou o Ministério da Agricultura; do presidente do Sindicato de Produtores Rurais, Carlos Henrique, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Zé Grande.