assasUm adolescente de 14 anos era o mentor dos assaltos praticados pelo trio formado por ele, outro adolescente de 16 e por Danilo Neri dos Santos, de 18 anos (foto), que atirou na cabeça da professora Andréa Borges Astolpho, na manhã de domingo (4), no estacionamento de uma delicatessen, em Vila Laura. Responsável pela condução dos ladrões até o local do crime, o adolescente, que dirige desde os 8 anos, também é apontado como um hábil piloto de fuga.

Danilo que confessou ter disparado o revólver calibre 38 contra a professora, foi apresentado à imprensa, na manhã desta terça-feira (6), no auditório do prédio-sede da Polícia Civil, na Piedade. Investigadores da 6ª Delegacia Territorial (DT) prenderam o atirador e apreenderam seus dois comparsas na localidade Baixa do Alto do Cruzeiro, na região de Brotas, na tarde de segunda-feira (5).

A Diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), delegada Maria Fernanda Porfírio, o titular da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico), delegado Marcelo Sansão, e a titular da 6ª DT, delegada Maria Dail Sá Barreto, conduziram a apresentação do criminoso, que será encaminhado ao Núcleo de Prisão em Flagrante, no Complexo da Mata Escura. Os dois garotos foram encaminhados à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), em Brotas.

Com passagens pela polícia por receptação e adulteração de veículo, Danilo admitiu, no interrogatório na 6ª DT, ter atirado em Andréa, que teria se assustado ao ser abordada pelos ladrões, depois de entrar em seu veículo. A delegada Maria Dail informou que outras vítimas de roubo reconheceram Danilo e são aguardadas na unidade policial, para prestar depoimento.

O filho da professora, de quatro anos, que estava no banco traseiro do carro, presenciou o assassinato da mãe, que, segundo afirmou Danilo, chegou a engrenar uma das marchas, ao perceber que seria assaltada. Segundo a diretora do Depom, delegada Fernanda Porfírio, os ladrões viram a mãe acomodar a criança no banco traseiro do carro e, mesmo assim, decidiram dar voz de assalto, o que pode ter levado a vítima a tentar sair com o veículo, no intuito de proteger a criança.

O criminoso informou ainda, que o veículo Gol, de cor prata, com o qual ele e os dois adolescentes se dirigiram até a Vila Laura, no início da manhã de domingo (4), havia sido roubado, na sexta-feira (2), em um supermercado, localizado na Rótula do Abacaxi. A intenção dos ladrões, segundo Danilo, era tomar de assalto o carro de Andréa e revendê-lo, como já tinham feito com outros veículos subtraídos.

Aos perceberem que a professora havia sido atingida pelo tiro, ele e o adolescente de 16 anos fugiram correndo a pé, enquanto o veículo Gol era levado do local do crime pelo comparsa de 14 anos. “O adolescente que dirigia o veículo foi apontado pelos comparsas como o mentor dos assaltos praticados pelo grupo e teria aprendido a dirigir aos 8 anos de idade”, salientou Marcelo Sansão.

A equipe da 6ª DT busca apreender este carro e identificar o proprietário, bem como o revólver utilizado no assassinato. As investigações prosseguem visando esclarecer o esquema de roubo e revenda de veículos roubados.  Danilo afirmou no depoimento que estes são repassados por valores entre R$ 1 mil e R$ 2 mil sem, contudo, apontar os receptadores.

Ele e os dois adolescentes integravam a quadrilha liderada pelo traficante Tiago Guimarães Pinto, o “Titanic”, de 22 anos, que comandava o tráfico na região de Cosme de Farias, e morreu em confronto com a polícia, em fevereiro deste ano.