playa

Considerada uma das principais cidades da Costa do Cacau, Ilhéus, além de muitas riquezas históricas e culturais, possui também um dos mais belos atrativos naturais da região. São praias com areias brancas e águas calmas e mornas até locais com mar mais agitado, próprias para prática de esportes como o surfe, possibilitando agradar a todos os gostos.

Esses atrativos são, na maioria das vezes, os principais fatores de escolha do destino de grande número de turistas no país. De acordo com Juliana Brandão, assistente de Marketing dos hotéis Aldeia da Praia e Praia do Sol, em Ilhéus, muito embora o foco principal seja a praia, “existem alguns passeios que recomendamos para os nossos hóspedes, como a visita à fazenda Renascer (para conhecer o processamento do cacau), passeio para o Rio do Engenho (restaurante, banho de rio, passeio de barco e caiaque), Ilha do Desejo, com a mistura perfeita das águas doce e salgada, com estruturas rústicas e cabanas para desfrutar da natureza e degustar da legítima culinária baiana”, conta.

Além disso, trilhas e passeios cheios de adrenalina fazem parte das diversas opções, com belas paisagens. “Nos passeios de arborismo são realizadas atividades com trapézio, teia de aranha, falsa baiana e tirolesa, num percurso acrobático interligado por plataformas nas copas das árvores”, explica Juliana. E finaliza: “a nossa região oferece diversas opções de passeios na baixa temporada, com preços acessíveis. São passeios rústicos, de canoa ou a pé. Opção é o que não falta. Estas são algumas opções que indicamos para os nossos hóspedes“.

Patrimônios naturais e investimento turístico

Pesquisas do Fórum Econômico Mundial consideram o Brasil um país com grandes recursos naturais. Pensando nisso é o que o Ministério do Turismo (MTur) realiza investimentos no desenvolvimento desses destinos, fazendo de toda essa riqueza natural a força para gerar cada vez mais renda, preservando o patrimônio ambiental e incrementando o crescimento econômico da região, através da atividade turística.

De acordo com dados do MTur, nos últimos dez anos foram investidos mais de R$ 8 bilhões para obter melhorias na infraestrutura turística em todos os estados e municípios do país. Mais de 5 mil obras estão em andamento atualmente, incluindo pavimentação de estradas, sinalização de destinos turísticos e construção de centros de convenções.