chocolate, uma paixão irresistivel

chocolate, uma paixão irresistivel

O secretário de Turismo do Estado, Pedro Galvão, desembarca em Ilhéus, nesta quinta-feira (3), para discutir a promoção e estrutura da Estrada do Chocolate, novo produto turístico da Costa do Cacau. Ele chega ao meio dia e será recebido pelo prefeito Jabes Ribeiro e pelo titular do Turismo no município, Alcides Krushevsky. Além da Estrada do Chocolate, ele também discutirá a realização de eventos como o Festival do Chocolate e o Halleluyah Fest, que ocorrerá durante a Semana Santa.

Na sexta-feira (4), Galvão participa da abertura do Festival da Cultura Quilombola de Itacaré e da inauguração da sede da Secretaria do Turismo do município.

O trajeto da Estrada do Chocolate  vai de Ilhéus a Uruçuca e o projeto prevê a implantação de dois pórticos: um na Terra de Gabriela e outro na BR-101. O objetivo é levar os turistas para a conhecerem o processo de produção do cacau e do chocolate, com visitas às fazendas, fábricas e lojas. Os atrativos, porém, oferecem muito mais que isso: passeios por reservas de Mata Atlântica, por localidades históricas, dentre outros.

A Estrada do Chocolate será o fator mais visível da Rota do Chocolate, que inclui muitos outros roteiros turísticos.  Trata-se de um produto nascido da produção associada ao turismo – cacau e chocolate – e corresponde a uma nova dimensão da história econômica da região, tão bem contada pelo escritor baiano Jorge Amado.

Investimentos estão sendo feitos pela iniciativa privada nas áreas de hotelaria e alimentação, preservando características de antigas fazendas e também pelo Poder Público, através da Secretaria do Turismo da Bahia e Bahiatursa, em promoção e articulação junto a agentes e operadores, além de capacitação profissional e empresarial.