WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

fevereiro 2014
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  


Má postura amplia risco de dores na coluna

 

colunaDe acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), baseando-se no estilo de vida da população, 80% das pessoas têm, tiveram ou terão dor nas costas em algum momento da vida. Por esta razão é muito importante que se tome alguns cuidados para que se possa evitar situações muito piores futuramente.

Dores na coluna são mais comuns do que se pensa e suas causas não são somente por conta do sedentarismo, má postura, excesso de peso ou estresse, pois também há casos em que o desgaste nas articulações, problemas nos ligamentos ou músculos e até hérnias, trazem os mesmos problemas aos indivíduos. Segundo o Dr. Ricardo Cordeiro, ortopedista da Cotef, clínica especializada em ortopedia e traumatologia, em Itabuna, “os fatores de risco para o desenvolvimento de dor na coluna estão associados ao tipo de trabalho, ao condicionamento físico e à saúde do indivíduo”, explica.

As dores nas costas vão se dividir em três grupos: dor lombar, que é a mais comum entre as pessoas, afeta a região lombar e não é uma doença propriamente dita, mas sim um sintoma que é capaz de possuir mais de 50 causas diferentes. Dor dorsal, que é menos frequente e apresenta característica própria, atingindo a região das costas. E por fim, a dor cervical, que é caracterizada por dor e rigidez entre o tronco e a cabeça, é mais comum em idosos, profissionais que executam atividades braçais ou em pessoas que adotam vícios de postura.

Em qualquer um desses casos, é primordial buscar ajuda de um ortopedista ou fisioterapeuta. A partir de exames clínicos o tratamento para a dor nas costas poderá ser realizado com o uso de analgésicos, relaxantes musculares e antiinflamatórios. É importante lembrar que apenas o médico poderá indicar os medicamentos corretos, havendo a possibilidade de que se adicionem ao tratamento algumas atividades físicas, com as orientações adequadas do profissional, de maneira que se elabore um roteiro especifico para o caso.

 Dicas de prevenção

Segundo Dr. Haim Maleh, fisiatra e reumatologista do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo (CREB), no Rio de Janeiro, a “dor nas costas é algo muito comum e muita gente prefere acreditar que é algo passageiro, fruto de algum esforço físico mais intenso ou um mau jeito qualquer. Se a dor persistir, é preciso procurar um especialista”. Por esta razão, como é mais saudável prevenir do que remediar, é interessante tomar alguns cuidados simples que ajudam e muito no combate as chances de adquirir as dores na coluna.

1 resposta para “Má postura amplia risco de dores na coluna”

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia