rob midiaProfissionais e empresários do setor de mídia da região do Recôncavo Baiano participaram, na manhã desta quinta-feira (20), de mais um Encontro com a Mídia Regional. Durante o evento realizado no Parati Palace Hotel, em Santo Antônio de Jesus, pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia, o secretário Robinson Almeida apresentou as políticas voltadas para o segmento de comunicação, um balanço das principais ações do Estado nos últimos sete anos no município e demais cidades-pólo da região do Recôncavo, como Cruz das Almas, Valença e Amargosa.

Almeida destacou a posse dos novos integrantes do Conselho de Comunicação Social da Bahia, o primeiro do país. De acordo com o secretário e presidente do Conselho, a segunda gestão empossada na última quarta-feira (19) consolida o Conselho. “Há um tabu de que conselho é censura quando, na verdade, a comunicação é uma atividade econômica importante que gera muitos empregos e precisa ser discutida como políticas a exemplo do apoio à qualificação e formação dos profissionais de comunicação em parceria com universidades e órgãos”.

Robinson lembrou ainda o crescimento para a região desde a instalação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e projetou as novas oportunidades criadas com a chegada do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragojipe, e a construção da ponte Salvador-Itaparica, que será licitada ainda este ano.

Para o radialista Naldo Filho, da Rádio Vale de Amargosa, o encontro foi proveitoso. “Esse espaço é importante para levar as demandas da sociedade ao conhecimento do responsável pela comunicação do Estado e, consequentemente, dos gestores estaduais e municipais”.

O secretário citou a atração de investimentos para o Recôncavo com a implantação de indústrias e empreendimentos nos segmentos de comércio, movelaria, alimentício, mineração e indústria calçadista. Na próxima terça-feira (25), o governador Jaques Wagner participa, em Santo Antônio de Jesus, da inauguração da fábrica de farmoquímicos e farmacêuticos Natulab, que vai gerar 200 empregos diretos com investimentos de R$ 55,6 milhões.

Ações estruturantes

Também foram apresentados os números de investimentos do Estado na área de habitação na região por meio dos programas Minha Casa, Minha Vida e Casa da Gente, contabilizando cerca de cinco mil habitações entregues e contratadas.

Entre as ações estruturantes, o secretário apresentou as obras de água e esgotamento concluídas e previstas para a região. Em Santo Antônio de Jesus estão prontas a extensão da rede de abastecimento para comunidades e a implantação do sistema integrado até a localidade de Varzedo. Estão em andamento mais uma extensão para a comunidade de Benfica e a construção de drenos na barragem do Rio da Dona, em processo de licitação.

Em Cruz das Almas, o sistema de abastecimento de água está sendo ampliado e o sistema de esgotamento sanitário implantado. As obras serão concluídas e entregues em março e junho desse ano, respectivamente.

Na educação, o balanço destaca o novo campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Valença, totalizando 573 vagas nos cursos de Direito e Pedagogia e infraestrutura dotada de salas de aula, laboratórios e biblioteca.

Por meio do programa de Todos pela Alfabetização (TOPA), mais de 50 mil moradores de Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Valença e Amargosa foram alfabetizados.O governo também ampliou a oferta de vagas de educação profissional e de escolas de tempo integral na rede estadual de ensino.

Na área de saúde, a região ganhou o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, unidade que no ano passado recebeu o Selo de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) graças à alta qualidade e humanização no atendimento aos pacientes.

Outros benefícios para a população da região foram a contratação de profissionais do programa Mais Médicos, os atendimentos e cirurgias do Saúde em Movimento com mais de 7.500 beneficiados em Santo Antônio e Amargosa, além da entrega de novas unidades do Samu 192, unidades de pronto atendimento (UPAs) e a assinatura de convênios para equipar e modernizar a Santa Casa de Misericórdia de Valença.