sisu anglo

Mesmo que fora de época, é sempre válido lembrar algumas dicas pra quem se prepara desde já para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), por conta de que cada vez mais universidades o adotam em seus processos seletivos, seja de forma parcial ou não. Por esta razão, se preparar para esse exame se tornou a preocupação de muitos estudantes que tentam ingressar em instituições de ensino superior.

Além disso, os cursos pré-vestibulares preparam os alunos não apenas para ingressar em instituições de ensino superior, mas também para atingir boas notas no Exame Nacional e conquistar uma boa vaga no SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

Pouco tempo antes da prova oficial, é possível encontrar alguns simulados online de forma gratuita para testar os conhecimentos e se preparar um pouco mais para a prova. Para a Coordenadora Pedagógica do Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, Cyntia Ferreira dos Santos, “é interessante para os participantes revisarem provas anteriores para ir se adequando ao estilo, afinal o ENEM é uma prova que irá consumir muita concentração do aluno, então se faz importante verificar provas antigas e respondê-las novamente, cronometrando o tempo para uma adaptação”, diz Cyntia.

Testar a escrita para a redação também é uma dica importante. O método de correção se tornou muito mais rigoroso depois de famosas redações lotadas de deboche. Conhecer previamente onde irá fazer a prova, canetas de cor única, e nada de aparelhos eletrônicos nas salas, são alguns dos métodos tomados para evitar transtornos. Com uma boa nota no ENEM, o participante poderá se cadastrar no SiSU, que é um sistema do MEC no qual universidades públicas oferecem vagas e selecionam estudantes com boa pontuação.

Segundo o MEC, na 1ª fase da última edição do SiSU houve um recorde de inscrições, ultrapassando 2 milhões de inscritos em poucos dias de liberação. Segundo informações, as vagas foram distribuídas entre ampla concorrência, com 96.253 vagas, correspondendo a 56,2% do total; lei de cotas, com 64.082 vagas, que correspondem a 37,4%; e ações afirmativas específicas e complementares, com 11.066 vagas, representando 6,5%. O MEC ainda informa que 61 instituições participantes desse sistema (mais da metade das 115) ofereceram mais de 50% das vagas para cotistas.

Preparação é fundamental

Para preparar os alunos para vestibulares e também para o ENEM, a rede de ensino em Itabuna busca criar estratégias cada vez mais eficazes. Novas metodologias e sistemas de ensino modulares são exemplos que estão gerando cada vez mais resultados positivos para as aprovações dos alunos nos processos seletivos em diversas instituições de ensino superior.

Na opinião de Cyntia, os colégios na região devem pensar sempre na importância de novas metodologias de ensino para a aprendizagem dos alunos. “O conhecimento é construído através de vivências, aliando teoria com a prática. Além disso, é indispensável trabalharmos com a integração com as plataformas digitais de aprendizagem, que já são uma realidade em nosso colégio. Com isso conseguimos atrair o interesse dos alunos, onde aula dada é aula estudada”, finaliza a coordenadora.