livros do thame

Mais devastadora do que a vassoura de bruxa, cochonilha dourada ataca cacaueiros no Recôncavo Baiano e deixa técnicos da Ceplac em alerta

a doença ataca os frutos que estão brotando

a doença ataca os frutos que estão brotando

Uma doença mais devastadora do que a vassoura de bruxa está atacando cacaueiros numa fazenda do Recôncavo Baiano e já preocupa produtores. O foco da doença foi registrado na Fazenda  Engenho D´Água, no Distrito de Monte, em São Francisco do Conde.

No início desconfiou-se se tratar de uma variação mais agressiva da vassoura de bruxa, mas como os frutos atacados eram de clones resistentes (PH-16 e CCN-51) e após análise feita na Estação da Ceplac em Linhares, no Espírito Santo,  pesquisadores chegaram à conclusão de que pode se tratar de uma nova praga, a “Cochonilha rosada”, causada pela cochonilha Maconelliccocus hirsutus.

 

incidência da doença é inédita em cacaueiros

incidência da doença é inédita em cacaueiros

A praga tem mais de 300 hospedeiros, entre eles café, seringueira, citros, hibiscos ou graxa, quiabeiro, ingazeira, etc. Até então, a cochonilha não havia sido constatada em cacaueiros.

O que mais chama a atenção é a agressividade da praga, pois ao verificar a parte debaixo (inferior) da folha, o  não se notam muitos insetos, mas os danos são intensos, o que  leva a crer que a toxina da praga é muito tóxica.

O Centro de Pesquisas do Cacau e técnicos da Ceplac já estão de prontidão para adotar as medidas fitossanitárias para conter a doença e evitar que ela se espalhe para outras fazendas, repetindo em condições ainda mais devastadoras, a tragédia provocada pela chegada da vassoura de bruxa, que em duas décadas mergulhou o sul da Bahia na pior crise do século passado e início deste século.

 

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a votar!)
Loading ... Loading ...


2 Responses to “Mais devastadora do que a vassoura de bruxa, cochonilha dourada ataca cacaueiros no Recôncavo Baiano e deixa técnicos da Ceplac em alerta”

Leave a Reply

Spam Protection by WP-SpamFree

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
janeiro 2014
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031