geraldo simões

Geraldo-Simoes

Egeraldo simõesgeraldo simõesm pronunciamento no Congresso Nacional, o deputado federal Geraldo Simões (PT/BA) fez uma avaliação de suas ações em 2013. Ele destacou sua participação na questão dos Portos, o processo de modernização e de novas concessões, defendendo o fortalecimento do investimento na infraestrutura como um meio de avançar no desenvolvimento brasileiro. Destacou ainda  a questão do Porto Sul, que será construído em Ilhéus, projeto que acaba concluir com a realização de audiências públicas em Ilhéus e Itabuna, cumprindo com as exigências do Ministério Público da União e do Estado.

Simões citou ainda “as iniciativas que tomamos para a viabilização da Universidade Federal do Sul da Bahia, que terá a sede de sua reitoria em Itabuna e campus em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.  Participei de várias gestões para viabilizar a implantação da UFESBA, inclusive na colocação de significativos recursos para a nascente instituição na Lei Orçamentária de 2014”.

 

“Em minha atuação, não posso deixar de manifestar a defesa da agricultura regional do Estado da Bahia, principalmente a produção cacaueira que vem se recuperando no Sul da Bahia e que defendemos fervorosamente. Considero de grande importância o papel desempenhado em meu mandato com o objetivo de garantir o preço mínimo (PGPM) para a arroba de amêndoas de cacau, o que tem estimulado e dado segurança aos produtores”, ressaltou o parlamentar.

CEPLAC

Também foi constante “o posicionamento em defesa da CEPLAC, da qual sou quadro integrante. Sempre me posiciono e atuo em defesa da instituição, do fortalecimento de suas atividades na região e dos interesses de nossos companheiros  e suas famílias”. O deputado também atuou em defesa dos técnicos de fiscalização agropecuária, em parceria com a ANTEFFA e ATEFFA/BA, lutando para a implantação do plano de carreira por nós defendido.

“Atuei também de forma constante na questão do conflito de terras ocasionado pela demarcação realizada pela FUNAI. Ao longo do ano pronunciei-me várias vezes alertando para o agravamento dos conflitos, participei de inúmeras audiências e reuniões com autoridades estaduais e federais”, ressaltou o deputado. “No final de 2013 apresentei o Projeto de Lei nº 1818, dispondo sobre o processo de demarcação de terras indígenas  e participo da Comissão Especial que debaterá a Proposta de Emenda Constitucional nº 215, que também trata do processo de demarcação de terras indígenas em todo o Brasil”.

OBRAS DE INFRAESTRUTURA

Ainda em 2013, Geraldo Simões atuou e se manifesteu na defesa da Ferrovia de Integração Oeste Leste, como um investimento fundamental para o desenvolvimento da região, do estado e de todo o país. Defendi  e tomou providências para a construção da barragem do Rio Colônia, obras que já se iniciaram e concluídas beneficiarão à população de Itabuna.  Também as obras de duplicação da rodovia Ilhéus/Itabuna, que deverá iniciar-se em breve, também foi defendida pro mim, inclusive com a insistência de colocação de recursos no Orçamento da União, pela Bancada parlamentar da Bahia.

“Estas foram algumas das ações destacadas de meu mandato, entre inúmeras outras de atenção a problemas inerentes à atuação de um parlamentar. Lembro também dos êxitos das políticas públicas de nosso governo. Em termos de política social tivemos o êxito no aprofundamento do combate á extrema miséria.  O sucesso do Programa Governamental é tal que, de 2011 até agora,  em menos de três anos, foram retiradas da extrema pobreza 22 milhões de pessoas”, disse o deputado.

“Como venho afirmando sempre que tenho oportunidade, os programas sociais do Governo tem a característica de serem programas anticrise capitalista, ao estimularem a demanda dos setores e regiões mais carentes de nosso País.  Chego a dizer que, mesmo quem critica o Programa Bolsa Família e os programas sociais, da segurança de seu emprego, está sendo beneficiado pelo fato do Brasil não ser afetado pela conjuntura de crise internacional”, ressaltou.

MAIS EMPREGOS

Para Simões, “o Brasil mantém seu crescimento, empregos continuam sendo criados e a inflação segue sendo a mais baixa de todos os tempos. 2013 foi um ano de grandes realizações e do surgimento de novas manifestações da juventude que também quer ter participação mais ativa. Representantes dos manifestantes foram recebidos pela Presidenta Dilma que manifestou-se solidária aos pleitos apresentados”.

Segundo ele, “apesar de todo o esforço da oposição em colocar os movimentos sociais contra o Governo, a população sabe que estão sendo feitos esforços em atender as prioridades nacionais e não se deixa manipular”.

“Dirigindo o olhar para o futuro, Senhor Presidente, o ano de 2014 se apresenta com inúmeros desafios. São muitas as tarefas que, já iniciadas em 2013 ou anos anteriores, teremos que concluir. No entanto, todas elas vão estar envolvidas, independente de nossas vontades, em uma forte conjuntura política”, destacou..

“Faço votos que possamos viver um 2014 de embates que se mantenham no âmbito da democracia que o Brasil vem consolidando e que a Copa seja uma festa internacional, projetando nosso País no cenário mundial. Que a Copa de 2014 seja conquistada pela seleção brasileira. A vitória será nossa. Esse é meu desejo e o povo brasileiro merece esta alegria”, finalizou Geraldo Simões.