hanna thame fisioterapia animal
festival chocolate bahiagas universidade lasalle coronavirus 155 livros do thame

Mutirão do Diabético transforma Itabuna na Cidade Azul

 

Será realizado neste sábado, dia 9, a partir das 8 horas, o Mutirão do Diabético de Itabuna, que se consolidou como o maior evento de tratamento e prevenção do diabetes do país. Promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o mutirão acontece no HOBR e na Praça Rio Cachoeira.

Em 2012, o evento atendeu cerca de 13 mil pessoas, entre atendimento médico no HOBR , ações educativas e  serviços multidisciplinares na praça Rio Cachoeira, denominada Cidade do Diabetes. Em 2013, a previsão é de que esse número chegue a 15 mil atendimentos, com a participação de 800 voluntários.

Na área interna do Hospital de Olhos acontece a parte  médica de avaliação das complicações do Diabetes,   onde são realizados aplicação de questionário clínico epidemiológico, dilatação pupilar e exame de mapeamento de retina feito por retinólogos especialistas em atendimento em massa,  exame do pé diabético e orientação médica para todos os diabéticos.

Os pacientes com retinopatia diabética grave ou edema macular diabético serão submetidos a tratamento imediato e gratuito com fotocoagulação a laser de retina, estes pacientes são encaminhados para avaliação renal com equipe da Nefrologia, fazendo exame de urina, com resultado imediato, e fazem também exames bioquímicos. Estes pacientes, além da orientação medica, passam também por equipe da endocrinologia para serem monitorados durante todo o  ano.

CIDADE DO DIABETES

Também será feita a detecção de novos casos em diabetes, através de  exames de glicemia. Outra ação é a Feira Multidisciplinar de Saúde também que ocorre na Cidade do Diabetes, com os estandes para medição da hipertensão arterial, avaliação da saúde, atividade física, conhecendo a insulina, oficina do pé diabético, oficina nutricional, orientação bucal, gestação e diabetes, além de estandes de patrocinadores e da Associação dos Diabéticos de Itabuna.

O idealizador e coordenador do Mutirão do Diabético, Dr. Rafael Andrade, destaca que “esse é um evento que envolve todos os setores da sociedade organizada e que tem como foco a prevenção através da informação e orientação”. “É uma maneira de levar a um número cada vez maior de pessoas a maneira de conviver com o diabetes, uma das doenças que mais vítimas fazem em todo o mundo”. O Mutirão do Diabético de Itabuna está inserido no calendário mundial da Federação Internacional do Diabetes e tem o aval da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
novembro 2013
D S T Q Q S S
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930