As quatro entidades representativas do comércio, indústria e prestação de serviços em Itabuna decidiram se integrar à campanha Novembro Azul, que terá seu ponto alto no próximo dia 9, com realização do Mutirão do Diabético, promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna. Num encontro realizado no auditório da CDL, a Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Industrial de Itabuna, Sindicato do Comércio  Varejista e Associação das Pequenas e Micro Empresas confirmaram o apoio, que garante a colocação de iluminação azul em postes nas avenidas do Cinquentenário e Juracy Magalhães, na rua Paulino Vieira e no Calçadão da rua Rui Barbosa, principais artérias comerciais da cidade.

O anuncio foi feito com a presença dos dirigentes das instituições, lojistas, do coordenador do Mutirão do Diabético Dr. Rafael Andrade, dos diretores do HOBR Dr. Ronaldo Netto e Dr. Wandick Rosa, do secretário de Indústria e Comércio de Itabuna, José Humberto Vieira e do vereador Cesar Brandão, representando a Câmara Municipal. Uma apresentação em vídeo mostrou a dimensão do Mutirão do Diabético, considerado o maior evento do gênero no Brasil e que em 2013 deve chegar a 15 mil atendimentos.

Para o presidente da CDL, Jorge Braga, “o Mutirão do Diabético é uma campanha voltada para a comunidade e o comércio apoia iniciativas que cuidam da saúde das pessoas”. “Ficamos felizes em ver Itabuna reconhecida por uma ação social que é exemplo para outras regiões e estamos juntos nessa luta pela prevenção do diabetes”, afirma o presidente da ACI, Luiz Ribeiro.

A CIDADE MAIS AZUL DO BRASIL

O presidente do Sindicom, José Adauto, destaca que “a sociedade organizada tem que participar de campanhas como essa, que benefociam milhares de pessoas”. “Trata-se de um evento que envolve toda a cidade, um grande exemplo de solidariedade e cidadania”, diz o diretor da APEMI, Tarcisio Soares. “A Prefeitura de Itabuna sempre está presente em campanhas que unem a cidade e atendem a população carente, como o Mutirão do Diabético”, ressalta o secretário José Humberto Vieira.

Bastante emocionado, o coordenador do Mutirão do Diabético, Dr. Rafael Andrade, afirma que “é gratificante ver a cidade mobilizada em torno de uma causa. Temos a certeza de que em novembro Itabuna será a cidade mais iluminada de azul em todo o Brasil”. “Agradeço a todas as pessoas e instituições que fazem do Mutirão uma referência mundial na prevenção do diabetes”, disse o Dr. Rafael, destacando que a experiência do evento realizado em Itabuna está sendo levada para todas as capitais do Norte/Nordeste através da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.