Os 63 médicos estrangeiros que vão atuar na Bahia pelo Programa Mais Médicos estão no processo de formação para iniciarem os trabalhos nos 28 municípios contemplados. Como continuidade desta formação, nesta sexta-feira (30), os médicos tiveram o primeiro contato com os prefeitos e secretários de Saúde dos municípios, durante o encontro na Universidade Aberta do SUS (Una-Sus), em Salvador, que contou com a presença do deputado estadual Marcelino Galo (PT), do secretário da Saúde, Jorge Solla, e de representantes do Ministério da Saúde. Na formação, os profissionais conhecem mais sobre os programas federais e estaduais ligados ao Sistema Único de Saúde, são informados sobre os dados dos municípios onde vão atuar, as doenças específicas da região e até adequação de linguagem.

 Durante entrevista, o médico Ivan Ahmed Bouyon Albarran, um dos 50 cubanos na Bahia, comentou sobre as manifestações contra a chegada dos médicos de seu país e ressaltou que do Brasil só levará a lembrança dos sorrisos das crianças, dos idosos e das gestantes. “Nós somos médicos de alma, não nos qualificamos como escravos, aliás, pode ser. Somos escravos da alma, da solidariedade, somos escravos do sentimento humano, do amor, não somos escravos do dinheiro”, reitera o médico que vai atuar em Jeremoabo, no nordeste do estado. Ele ainda lembra que todos os médicos cubanos que chegaram à Bahia foram recepcionados com festa no aeroporto de Salvador.

 O secretário estadual Jorge Solla acredita que o preconceito com os médicos estrangeiros seja quebrado à medida que os profissionais vão trabalhar e conquistar a população e fala dos investimentos em curso. “Nós tivemos uma programação de 2013 a 2014 onde vamos ter R$ 500 milhões para reformar mais de mil unidades de saúde e ampliar mais de 800. Até o final deste ano, nós vamos estar completando mais de mil novos postos de saúde na Bahia. Nunca teve um investimento tão grande para a rede pública na atenção básica”.

Solla ainda informa que em todo o estado já está sendo disponibilizada, para cada unidade básica de saúde, a instalação da rede Telesaúde, um programa de retaguarda que possibilitará consultas especializadas com os profissionais contratados via Fundação Estatal de Saúde da Família, com o apoio da Universidade Federal da Bahia.